Os Estados Unidos em transformação

Um estudo divulgado nesta terça-feira pelo Instituto Brookings, em Washington, oferece uma prévia do Censo de 2010 e revela as profundas mudanças sofridas pela população americana na última década.

Segundo o documento, um terço da população dos Estados Unidos atualmente não é “branca” (o Brookings usa o termo “não branco” para designar hispânicos, negros, asiáticos e representantes de outras raças).

A participação desses grupos vem crescendo e, em 2042, eles serão a maioria no país.

De acordo com o estudo, minorias étnicas e raciais foram responsáveis por 83% do crescimento da população americana na última década.

A população dos Estados Unidos passou dos 300 milhões de habitantes em 2006 e, segundo o Brookings, deve chegar a 350 milhões de pessoas por volta de 2025.

Os imigrantes, que em 1970 representavam 5% da população, hoje respondem por 12%.

Segundo o relatório, patrocinado pela Fundação Rockefeller, um quarto das crianças americanas são filhas de pai ou mãe imigrante.

Nas grandes regiões metropolitanas, foco principal do estudo, um em cada seis habitantes nasceu fora dos Estados Unidos.

Os dados revelam também que a desigualdade é grande. De acordo com o relatório, 85% dos adultos hispânicos e afro-americanos não têm diploma universitário, percentual bem abaixo do registrado entre “brancos” e asiáticos.

Segundo os autores do estudo, os líderes americanos, tanto em nível federal quanto nos Estados e municípios, precisam cada vez mais levar em conta esse novo perfil demográfico do país na hora de planejar suas políticas.

Entre as sugestões, está a realização de uma reforma ampla nas leis de imigração, para “proteger as fronteiras” e oferecer um caminho para a legalização e apoio para práticas que facilitem a incorporação dos imigrantes.

*Com informações da BBC Brasil

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]