Mídia, semiótica e o ano eleitoral|Por Laércio Guidio

Já está dando o que falar o jingle dos 45 anos da Rede Globo, que segundo a campanha da Dilma Rousseff (PT), faz alusão a candidatura do Serra (PSDB), por dois motivos: A frase “todos queremos mais”, que segundo a equipe de campanha da petista pode remeter ao slogan do candidato tucano que diz “o Brasil pode mais” e o gritante número 45 que faz referência aos anos da emissora e coincidentemente é o número do PSDB.

A Globo já tirou o filme do ar e o vídeo já ganhou vida própria na internet e passa a ser visto com olhares direcionados.

Caso passou longe do pensamento de seus autores atrelar as imagens, agora elas estão vinculadas e veiculadas.

A reclamação da equipe da Dilma contribuiu para que mesmo os olhares mais inocentes, desprovidos da malícia semiótica, passassem a perceber a tal “campanha implícita”, que graças à queixa dos companheiros agora está explicita.

Como diz o ditado: “tudo que é proibido é mais gostoso”, o jingle já virou febre na internet e ganhou os portais de notícias, talvez fosse melhor tê-lo ignorado, pois as conseqüências em pedir sua retirada sem dúvida dá uma repercussão ainda maior, como foi o caso do comercial da cerveja Devassa, protagonizado pela socialite Paris Hilton, o comercial que passava desapercebido na televisão ganhou olhares críticos na internet após ser censurado na tevê.

Certamente, assim como diz a nota de esclarecimento da emissora, o vídeo dos 45 anos realmente pode ter sido feito antes de qualquer slogan político, tendo em vista o trabalho minucioso para haver tamanha perfeição, como exige o padrão de qualidade da emissora, mas como foi veiculado somente agora e com a rigorosidade que a Globo tem com seus produtos, fica difícil compreender como ninguém teve essa leitura subliminar antes de levar o vídeo ao ar.

Será que foi mesmo uma “comemoração” de duplo sentido? Ou será que a equipe da Dilma está procurando pêlo em Globo?

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]