Confira a coluna de Antônio Larangeira de 11 de maio de 2010

Meio ambiente

A Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Direito do Consumidor se reuniu na quinta-feira (06/05/2010), com a promotora de Meio Ambiente do Ministério Público, Ana Vitória Golvéia, para tratar de temas relacionados a preservação de ecossistemas e crimes ambientais em Feira de Santana. Representaram a Comissão os vereadores Angelo Almeida (PT) e Marialvo Barreto (PT).

De acordo com a promotora, a iniciativa é uma maneira de estreitar o relacionamento com a Casa da Cidadania para, entre outras coisas, viabilizar ações preventivas a crimes ambientais na cidade. “Como representantes do povo, muitas vezes os vereadores possuem acesso aos fatos, antes mesmo deles chegarem ao Ministério Público.

Com esse reforço poderemos coibir ações que venham a prejudicar o meio ambiente, já que a prevenção é a melhor forma de preservação”, explica a promotora. Algumas ações foram traçadas durante o encontro. Entre elas, uma visitação dos pontos considerados críticos através de um levantamento feito pela Comissão, que irá promover uma série de audiências públicas para debater os problemas ambientais do município com estudantes, entidades e movimentos sociais.

Doação

Amanhã à noite, o governador Jacques Wagner fará a entrega de um cheque da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para o Neojibá – Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia. A doação, que acontece no Teatro Castro Alves durante a comemoração do aniversário de 39 anos da Embasa, servirá para aquisição de instrumentos musicais para novos núcleos do Programa de formação de orquestras.

Após a entrega do presente, que marca o início da parceria entre o Neojibá e a Embasa, a Orquestra Juvenil 2 de Julho, do Neojibá, dividirá o palco com o cantor Carlinhos Brown, para apresentação de um repertório especial, regido pelo maestro Eduardo Torres. Criado em 2007 como um dos programas prioritários do Governo do Estado da Bahia, desenvolvido através da Secretaria de Cultura (Secult), o Neojibá tem por objetivo alcançar a excelência e a integração social por meio da prática coletiva da música.

Colbert e os aposentados

O deputado federal Colbert Martins em comunicado a esta coluna declarou de que está consciente do seu voto a favor dos aposentados que ganham até um salário-mínimo, e também para os que ganham acima do mínimo. Não concorda de que pessoas que contribuíram e recolheram ao INSS, sobre 3, 4 6, 8 ,10 salários mínimos, com o decorrer do tempo tem sua aposentadorias reduzidas, por achatamento na renda, recebendo a metade ou menos (por exemplo, recolheu sobre 4 e recebe hoje 1,5 a 2 salários).Para ele, os 7,71% representam redução destas perdas e um gesto de reconhecimento a quem por tanto tempo contribuiu e trabalhou muito pelo Brasil, pela Bahia, por Feira de Santana.

“Votei também para acabar com o Fator Previdenciário, criado no Governo Fernando Henrique, que dificulta a aposentadoria principalmente de quem começou a trabalhar mais cedo, por necessidades pessoais e de famílias as mais pobres. FP tornou lei que o cidadão tem que pagar a previdência por 35 anos E ter 65 anos de idade para se aposentar com o total do que contribuiu. Por exemplo, quem começou a trabalhar e contribuir aos 18 anos, trabalha e contribui até 53 anos (completa 35 anos de contribuição), concluiu Colbert..

Semana de expressão

Alunos da Universidade Estadual de Feira de Santana e de outras instituições estão promovendo desde segunda feira, a Semana de Expressão Popular, evento realizado simultaneamente em diversos estados brasileiros. Palestras, mesas redondas e debates com a abordagem de temas como lutas sociais e políticas relacionadas às diversas áreas de atuação das universidades já estão acontecendo e irão até sexta feira. Na pauta mesa redonda O Marxismo na Batalha das Idéias, com a participação dos professores Eurelino Coelho e Wellington Silva (Uefs) e da militante Djacira Oliveira (Consulta Popular/MST).

Audiência

Foi realizada na manhã desta sexta-feira (07), na Câmara Municipal de Feira de Santana, Audiência Pública para debater o aumento nas contas de luz referente ao mês de abril em toda Bahia. A audiência foi solicitada pela Comissão de Meio Ambiente, Direitos Humanos e Direito do Consumidor. Estiveram presentes na mesa para discutir o tema o gerente de gestão comercial da Coelba, Luiz Henrique da Silva Ribeiro; a gestora de atendimento da Coelba, Conceição Aranha; a secretária geral da OAB, Beatriz Lisboa Pereira e a Defensora Pública do estado da Bahia, Bathania Ferreira de Souza. O vereador Ângelo Almeida, que presidiu a sessão, informou o objetivo da audiência.

Férias

José Quintiliano Guimarães de férias do Tribunal Regional do Trabalho em Salvador, curtindo o tango e a gastronomia de Buenos Aires, com um grupo de amigos.

Expansão do Boulevard

Logo mais às19 horas no Multiplace, a direção do Boulevard Shopping estará anunciando durante um coquetel, o lançamento do projeto da décima expansão daquele centro comercial. Recebendo a todos estarão Everton Visco, Edson Piaggio, Viviane Freire e Silvana Monteiro.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]