Lula tenta aprofundar diálogo político e comércio com o Irã

A viagem do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Irã, um dos cinco países que ele visitará no Oriente Médio e na Europa, servirá para “aprofundar o diálogo político e estimular o comércio bilateral”, afirmou hoje (11/05/2010) o porta-voz da Presidência, Marcelo Baumbach.

Segundo o porta-voz, Lula continuará buscando uma solução negociada que permita ao Irã prosseguir com seu programa nuclear para fins pacíficos. No entanto, segundo o próprio Baumbach, Lula não levará ao Irã qualquer proposta nova.

“O presidente deseja ajudar num processo de diálogo que possa levar a um acordo e ele vai levar a mensagem de diálogo de que todos devem se sentar à mesa. O fato de que ele não levará uma nova proposta não significa que não haja a possibilidade de que algo novo aconteça”, disse o porta-voz, explicando que a Turquia poderá auxiliar o Brasil a mediar as negociações.

A visita de Lula também servirá para estimular o comércio bilateral. Entre 2002 e 2007, o intercâmbio comercial do Brasil com o Irã passou de US$ 500 milhões para quase US$ 2 bilhões, e o Irã constitui, hoje, a maior fonte de superávit brasileiro na região do Oriente Médio”, afirmou Baumbach.

“O Brasil já enfatizou que é contra a proliferação e que os compromissos internacionais têm que ser respeitados. Lula obviamente espera que haja gestos [de boa vontade] por parte do Irã, sendo o principal deles a disposição para negociar”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]