Deputado apresenta PEC para incluir defensores no Quinto Constitucional

O deputado federal Sérgio Barradas Carneiro (PT-BA) protocolou nesta quarta-feira (12 de maio de 2010) uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC), de número 488/2010, propondo a modificação do artigo 94 da Constituição Federal para incluir a carreira dos defensores públicos no Quinto Constitucional. Atualmente, só podem ser indicados ao Quinto membros do Ministério Público com mais de 10 anos de carreira ou advogados com mais de 10 anos de exercício profissional, além de notório saber jurídico e reputação ilibada. Segundo Sérgio Carneiro, “a ideia é levar para os tribunais a experiência de quem, durante toda a vida acadêmica e profissional, atuou na defesa das pessoas pobres do nosso país”.

O que é

O Quinto constitucional previsto no Artigo 94 da Constituição Federal é um dispositivo que trata da estrutura básica de organização dos tribunais brasileiros. Assegura que um quinto das vagas dos tribunais superiores (Tribunais Regionais Federais e Tribunais da Justiça dos estados e do Distrito Federal) sejam integrados por membros do Ministério Público com mais de dez anos de carreira e por advogados com mais de dez anos de exercício profissional, notório saber jurídico e reputação ilibada.

Além dos tribunais, após a Emenda Constitucional Nº 45/2005, que ficou conhecida como a “reforma do Judiciário”, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) e os Tribunais Regionais do Trabalho (TRT) também passaram a seguir a regra do quinto constitucional, conforme os artigos 111-A e 115 da Constituição Federal, apesar de o artigo 94 não ter sofrido qualquer modificação pela referida emenda.

Cada órgão, mais a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) ou o Ministério Público, forma uma lista sêxtupla para enviá-la ao Tribunal onde ocorreu a vaga de ministro ou desembargador. Este, após votação interna para a formação de uma lista tríplice, a remete ao Presidente da República (ou governador no âmbito dos estados ou do Distrito Federal), que nomeará um dos indicados.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Carlos Augusto
Carlos Augusto Oliveira da Silva (Carlos Augusto) é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF). Atua como jornalista e cientista social. Telefone: (75)98242-8000 | E-mail: [email protected]