Curso de tecnologia da Informação forma mais 230 jovens

Duzentos e trinta estudantes da rede pública de ensino que participaram de mais uma etapa do Programa Aprendizado Jovem (Proaj), que promove o curso de formação em Tecnologia da Informação, com foco em linguagem de programação, receberam, na quinta-feira (29/05/2010), no campus da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), em Jequié, o certificado de conclusão do curso. Na Bahia, o Proaj está fomentando a ampliação de recursos humanos em Tecnologia da Informação com recursos próprios da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).

São 500 horas de aulas e os alunos que se destacarem têm boas chances de serem contratados por empresas de TI. De 2008 a 2009, foram capacitados, em quatro etapas, 1,2 mil alunos em Salvador, Feira de Santana, Lauro de Freitas e Vitória da Conquista, fruto de uma parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Secti, Secretaria de Trabalho, Emprego (Setre) e Secretaria de Educação (SEC) e da Casa Civil.

No começo do Proaj, foi estabelecida também uma parceria da Secti com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação, Software e Internet (Assespro) e a Associação Brasileira das Empresas de Software e Serviços para Exportação (Brasscom), que facilitou o contato dos jovens com as empresas, às quais aproveitam a oportunidade para encontrar novos talentos em programação.

Já em 2009, foram formados mais 371 alunos, desta vez com recursos da própria Secti. Segundo o secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Feliciano Tavares Monteiro, o desafio do Proaj é garantir aos jovens o acesso ao mercado de trabalho, permitindo oportunidade de crescimento em um setor que exige, cada vez mais, mão-de-obra especializada.

O curso é destinado a alunos do ensino médio, com idades entre 17 e 24 anos. As matérias básicas são linguagem de programação, inglês técnico, matemática e português. Também é ofertada orientação para trabalho e estágio. A formação leva 18 meses e a expectativa é de despertar interesse nos estudantes em procurar cursos superiores em informática, além de identificar novos talentos entre os alun

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]