Ciclo de conferências: Que será? O Brasil no século XXI

Ciclo de conferências: Que será? O Brasil no século XXI.

Ciclo de conferências: Que será? O Brasil no século XXI.

O público poderá conferir debates sobre diferentes perspectivas para o país nos próximos 50 anos, com a participação do secretário de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

O Brasil tem sido apontado como um dos principais países que se destacam no cenário mundial. Considerado a oitava maior economia do planeta, o país tem apresentado melhores perspectivas em diferentes índices sociais e econômicos, despertando o interesse internacional. Para debater os novos horizontes do Brasil para os próximos 50 anos, a Fundação Pedro Calmon/Secult realizará, nos meses de maio e junho, oCiclo de Conferências “Que será? O Brasil no século XXI”, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris).

A conferência de abertura do ciclo será com o secretário-executivo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Luiz Alfredo Salomão, dia 10 de maio, às 10h30. A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) é um órgão da Presidência da República, criado em 2008, responsável pela formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas para o desenvolvimento nacional. Assessorando diretamente o Presidente da República no planejamento nacional, cabe à Secretaria debater e elaborar políticas públicas de Estado em articulação com governo e sociedade civil. O debatedor será o Professor da Faculdade de Comunicação da Ufba, Emiliano José.

A segunda conferência será no dia 11/05, às 10h30, e terá como tema “Ciência e tecnologia no Brasil”, com o professor Vladimir Palmeira, doutor em História pela Universidade Federal Fluminense. Professor de História Política do Brasil, Palmeira foi líder estudantil na década de 60 e presidente da União Nacional dos Estudantes (UNE) nos anos de 1968/69. O debatedor será o reitor da Ufba, Naomar Almeida.

Dentre os temas das demais conferências destacam-se: “Juventude” (24/5), com a museóloga e produtora cultural, Morgana Eneile; “Igualdade racial” (26/5), com o prof. Dr. em Economia, Elias Sampaio; e “Audiovisual no século XXI” (28/5), com a participação do cineasta Orlando Sena.

As conferências serão gravadas e registradas na 3ª edição da Revista História da Bahia, publicação da Diretoria de Arquivos da Fundação Pedro Calmon. “As Conferências versarão sobre os cenários prospectivos da História do Brasil para os próximos 50 anos, abrangendo aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais, analisados por diferentes teóricos”, destaca o diretor geral da Fundação Pedro Calmon, o prof.º Ubiratan Castro.

Serviço:

O que: Ciclo de Conferências “Que será? O Brasil no século XXI”

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris)

Quando: Nos meses de maio e de junho

Entrada: Gratuita

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]