Brasil e Rússia querem ampliar relações comerciais

Brasília e Moscou – O comércio bilateral entre o Brasil e a Rússia é US$ de 4,3 bilhões, mas já atingiu a marca de US$ 8 bilhões anuais em 2008. Os presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Dmitri Medvedev, da Rússia, querem retomar o melhor momento do intercâmbio comercial entre os dois países. Uma das alternativas é a adoção de moeda local na comercialização de mercadorias, como ocorre com a Argentina.

Durante a visita hoje (13/05/2010) à Rússia, Lula e Medvedev assinarão acordos em vários setores – desarmamento, não proliferação de armas, militar, espacial, direitos humanos, cultura, segurança da informação e científico. O destaque, no entanto, é o Plano de Ação da Parceria Estratégica Brasil-Rússia que engloba pesquisas em tecnologia e defesa.

Na passagem por Moscou, o presidente deverá participar ainda das comemorações da declaração conjunta referente aos 65 anos do fim da 2ª Guerra Mundial. O documento é assinado por 45 partidos comunistas do mundo e várias entidades civis em celebração à vitória dos aliados contra a Alemanha nazifascista.

De Moscou, Lula segue para Doha, capital do Catar. Ele terá reuniões com o emir Hamad bin Khalifa Al Thani e assinará acordos bilaterais nas áreas de cultura, turismo e educação. Depois, o presidente vai para o Irã, no sábado (15), para reuniões com Ahmadinejad.

*Com informações de Renata Giraldi e Carina Dourado

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]