Brasil e Argentina tentam resolver impasses nos setores de calçados e têxtil

Brasília – Os governos da Argentina e do Brasil fazem hoje (06/05/2010) mais uma rodada de negociações na tentativa de resolver impasses comerciais e ampliar as relações entre os dois países. As pendências envolvem licenças não automáticas nos setores têxtil – roupas de cama e toalhas – e calçados.

O secretário executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Ivan Ramalho, e o secretário de Indústria, Comércio, Pequena e Média Empresa da Argentina, Eduardo Bianchi, têm reunião marcada à tarde em Buenos Aires.

A ideia é buscar meios de avançar nas áreas de defesa comercial, integração de cadeias produtivas e defesa comercial, além do setor vinícola. Paralelamente serão realizadas reuniões técnicas com grupos específicos – de defesa comercial, China e de integração produtiva. As negociações vão até amanhã (7).

De acordo com especialistas do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, o desafio é aumentar o comércio entre os dois países, ainda sob o efeito da crise econômica mundial. De janeiro a abril deste ano, o total de exportações e importações entre os dois países foi de US$ 9,1 bilhões.

A Argentina é o terceiro principal destino das exportações brasileiras, depois apenas da China e dos Estados Unidos. Nas importações, o país também ocupa a terceira colocação entre os que mais vendem para o Brasil, mas fica atrás dos Estados Unidos e da China. A pauta é composta de bens manufaturados e semimanufaturados, além dos básicos.

*Com informações da Agência Brasil

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]