Brasil deixou de ter foco na Europa e nos Estados Unidos, diz presidente

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva destacou hoje (01/05/2010) a atual política de integração do Brasil com os demais países da América do Sul. Lula disse que até ele assumir a Presidência da República o assunto não tinha a importância necessária.

“Nós estávamos colonizados e a nossa cabeça não enxergava a América do Sul porque estávamos de costas”, afirmou durante evento em comemoração ao 1º de Maio promovido pela Central Única dos Trabalhadores (CUT) na capital paulista. Lula acrescentou que antes o Brasil só tinha interesse em estabelecer relações comerciais com a Europa e os Estados Unidos.

De acordo com o presidente, a adoção de uma política voltada aos países vizinhos permitiu a construção de relações mais iguais e vantajosas para os sul-americanos, diferentemente da relação que essas nações mantinham com os Estados Unidos.

“Como era possível você comparar a união comercial de um país com o potencial americano à de um país com o potencial da Bolívia?”, questionou.

Para exemplificar o êxito do modelo que prioriza a América Latina, Lula destacou que os países da região têm hoje maior peso na balança comercial brasileira, à frente dos Estados Unidos e da Europa.

O presidente participou do evento acompanhado da pré-candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e do senador Aloizio Mercadante (PT-SP).

No fim do discurso, Lula se emocionou ao falar sobre os últimos meses de mandato e afirmar que está orgulhoso das realizações dele na Presidência.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]