Agência da ONU recomenda que países incluam mais pessoas em redes de informação e telecomunicações

Dos 192 países que se comprometeram a adotar medidas para a inclusão de redes de informação há cinco anos, 84% cumpriram suas metas. Sete por cento estão em processo de desenvolvimento para a execução das medidas. As informações estão no relatório elaborado pela União Internacional de Telecomunicações (UIT), agência das Nações Unidas (ONU) que organiza os arranjos de interconexões entre os países. O órgão adverte, porém, que é possível aperfeiçoar as medidas e ampliar a execução das ações.

Para os especialistas da UIT, alguns governos devem rever os seus planos sobre orientação estratégica para assegurar o ambiente tecnológico adequado. Também é necessário adotar medidas que visam à inclusão de mais pessoas nos sistemas de telecomunicações, segundo o relatório.

O objetivo de ampliação da integração das redes de comunicação foi firmado, em um fórum realizado na Tunísia, em 2005. “É encorajador ver que muitos países reconhecem a importância de ter uma estratégia nacional [e ampliação da integração das redes de comunicação]”, disse
o diretor do Bureau de Desenvolvimento das Telecomunicações da UIT, Sami Al Basheer Morshid Al.

O relatório foi elaborado em parceria com cinco comissões regionais da ONU e incorporou uma série de recomendações da UIT e também de políticas nacionais. As estratégias nacionais são analisadas por alguns governos como instrumentos para estimular e revitalizar setores da economia que ainda sofrem os efeitos da crise financeira mundial.

Em 2001, a Assembleia Geral da ONU aprovou a realização da Cimeira Mundial sobre a Sociedade da Informação – que ocorreu em duas etapas: na Suíça, em 2003, e na Tunísia, em 2005. De acordo com o documento aprovado, a meta era “estabelecer estratégicas abrangentes, de perspectivas nacionais e sustentáveis, além de medidas setoriais visando, também, à redução da pobreza”.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]