Aberta em Salvador a 4ª Conferência Estadual das Cidades

Dois mil representantes de 285 cidades baianas, entre eles, prefeitos, vereadores e integrantes de movimentos sociais, iniciaram, na noite desta quarta-feira (05/05/2010), a 4ª Conferência Estadual das Cidades, em Salvador.

O encontro, que prossegue até o próximo sábado (8), no ginásio de esportes da sede de praia do Bahia, na Boca do Rio, tem como objetivo promover um diálogo intersetorial sobre o planejamento do espaço urbano, com melhores condições de mobilidade, acessibilidade, saneamento e mais qualidade de vida.

Organizada pelo Conselho Estadual das Cidades (ConCidades/BA) e pela Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), as conferências são fóruns deliberativos, que abrem espaço para a participação de todos na definição das diretrizes a serem adotadas nas políticas públicas de desenvolvimento urbano.

O governador Jaques Wagner participou da abertura e ressaltou a importância da realização de encontros como esse. “Para nós, governar é compartilhar o poder com quem tem o poder original, que é o povo na sua organização social. Com essa participação, a solução é sempre melhor e mais duradoura. Temos que ouvir para construir uma Bahia com cidades mais acolhedoras”.

Wagner ainda destacou os investimentos do estado no desenvolvimento urbano. “Já levamos água e esgoto a dois milhões de baianos, entregamos 25 unidades habitacionais e estamos construindo outras 25 mil, que serão entregues até o fim do ano. No Minha Casa Minha Vida batemos o recorde, no país, na contratação para a faixa de até três salários mínimos. E tivemos também ligações de luz elétrica, urbanização e infraestrutura. São ações que pensam o desenvolvimento urbano do ponto de vista da melhoria das condições para quem vive o dia a dia das cidades”.

A 4ª Conferência Estadual das Cidades é a última etapa preparatória para a conferência nacional, que acontecerá em Brasília, no mês de junho. A programação em Salvador prevê a realização de palestras, painéis, debates temáticos e plenárias com representantes dos três níveis de governo e da sociedade civil. Também vão ser escolhidos os representantes do estado no evento nacional e eleitos os novos integrantes do ConCidades/BA.

ConCidades/BA – Criado há três anos, o conselho é um órgão colegiado permanente, de caráter deliberativo, consultivo e fiscalizador, articulado com o Ministério das Cidades, por meio do Conselho Nacional das Cidades. Ele tem representantes de todos os territórios de identidade da Bahia e busca formular e articular políticas de desenvolvimento urbano como habitação, saneamento, transporte, mobilidade urbana e gestão territorial.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]