A importância das Câmaras de Comércio para o desenvolvimento do Brasil

As Câmaras de Comércio Internacional, são molas propulsoras de desenvolvimento integrado de nações. O Brasil e a Câmaras bilaterais de comércio tornaram-se relevantes para economia nacional, no auxílio do desenvolvimento do país bem como os seus representados.

Além de informar e facilitar o intercâmbio comercial entre empresas brasileiras e estrangeiras, as câmaras colaboram na divulgação da cultura; na elaboração de eventos, fóruns e intercâmbios científicos; na organização de delegações empresariais entre os países; na assessoria de fechamento de negócios – como uma mola que ultrapassa as barreiras de idioma, cultura, religião ou ideologia; geralmente é uma fonte segura de informações comerciais – entre fornecedores, produtores e contratantes; podem auxiliar na expedição de certificados de origem; colaboram em traduções técnicas e científicas; auxiliam na implantação de rodadas de negócios de acordo com o setor de atividade; dentre tantos outros serviços.

Com todas estas características, a comunidade empresarial consegue um forte aliado para seus empreendimentos, com base na legislação vigente de cada país, sendo um agente do progresso dos países envolvidos.

As Câmaras de Comércio são entidades de cooperação empresarial que buscam o desenvolvimento de seus afiliados.

Existem muitas Câmaras de Comércio no Brasil, dentre eles: CCIBC – Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China que auxilia no desenvolvimento da cooperação sino-brasileira; a ITALCAM – Câmara Ítalo-Brasileira de Comércio, Indústria e Agricultura; Câmara Oficial de Comércio e Indústria Brasil-Rússia; a Câmara Americana de Comércio; a Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha, dentre tantas e ilustres outras Câmaras que merecem respeito pelo árduo papel no desenvolvimento e fomento de negócios entre o Brasil e os países coligados. O empenho destas organizações no desenvolvimento do país é visível, visto a dinâmica dos negócios nos variados setores da economia brasileira.

Muitas vezes estas Câmaras desenvolvem atividades confiadas pelas autoridades diplomáticas ou na arbitragem de negociações entre os países envolvidos, que de certa forma auxilia nas relações comerciais.
Parabenizo a todos os diretores, gestores e funcionários de todas as Câmaras de Comércio do Brasil e a serviços destes no exterior, dos quais, o Brasil precisa ser muito grato aos esforços de seu trabalho.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]