“Conversando com sua História” Inicia Novo Ciclo de Debates

Rever temas da História da Bahia analisados pela ótica de importantes historiadores e pesquisadores. Este é o principal objetivo do curso “Conversando com sua História” que, em sua 8ª edição, iniciará um novo ciclo de debates, na próxima terça-feira (04/05/2010), às 17h, no auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris).

Na ocasião, o professor e ator Armindo Bião falará sobre a permanência da ideia da sexualidade feminina como ameaça, em “Encruzilhadas da Padilha, do século 14 ao 21”. As inscrições para o curso, promovido pelo Centro de Memória da Bahia da Fundação Pedro Calmon, autarquia da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), são gratuitas.

O tema do primeiro debate é resultado do projeto de pesquisa iniciado pelo professor Bião, em 2007. Desde então, já foi publicado no formato de artigo e apresentado em diversas palestras. Professor titular associado, no Brasil, à Universidade Federal da Bahia e, na Europa, à Université de Paris Ouest Nanterre La Défense e à Maison dês Sciences de I Homme Paris Nord, Armindo Jorge de Carvalho Bião é ator e encenador. Já trabalhou em cerca de 50 obras teatrais e audiovisuais. Foi diretor-geral da Fundação Cultural do Estado da Bahia, de 2003 a 2006, e o primeiro presidente da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas.

Curso

Segundo a diretora do Centro de Memória, Consuelo Novais Sampaio, “a variedade temática dos debates é enriquecedora e traz a oportunidade para estudantes, professores e o público participante conferir as pesquisas que têm sido feitas sobre intrigantes aspectos da História da Bahia”.

O curso acontece sempre às terças-feiras e se estende até o mês de outubro. Dentre os temas que serão debatidos nos próximos encontros estão “O Tutu da Bahia e o Medo das Insurreições Escravas”, “História das Mulheres no Magistério da Bahia” e “Os Tupis na Bahia: estudos e costumes”. Os participantes que tiverem 75% de frequência receberão certificado.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]