Confira coluna de Antônio José Larangeira de 27 de abril de 2010

Vagas na Academia

O presidente da Academia Feirense de Letras  cronista Eduardo Kruschewsky vem com cautela estudando meios para  preencher as vagas existentes naquela  instituição cultural, surgidas com falecimentos de alguns dos seus membros  recentemente.  As  vacâncias ocorreram  com as mortes dos poetas  Pedro Apóstolo de Lima Filho e Manoel Carneiro Rios, além do professor Jose Maria Nunes Marques e  do jurisconsulto Fernando Pinto de Queiroz. Nomes estão sendo observados  para quem serão dirigidos convites , como por exemplo o artista plástico e escritor Juraci Dórea, professora Anaci Paim e arcebispo dom Itamar Vian.

Plataforma Freire

A Universidade Estadual de Feira de Santana divulgou a segunda chamada dos candidatos aprovados na Plataforma Freire, 4ª etapa, para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas, Letras com Inglês, Artes e Matemática. A Plataforma Freire, criada pelo Ministério da Educação, é a porta de entrada ao ensino superior para professores da educação básica pública que não possuem graduação. Ao mesmo tempo em que coloca em prática o Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, a Plataforma homenageia o educador brasileiro Paulo Freire.

Literatura

“Mané Quaresma – Estórias e Crônicas” é o conto de historietas reais , ocorridas  no Rio de Janeiro e na Bahia,mais precisamente em Feira de Santana. O  Mané é uma figura que existiu, tendo nascido em solo baiano,  Quaresma, ex-distrito de Irará, atualmente Santanópolis, foi neto do fundador do povoado que virou município e pai de Milton  Brito, autor do livro que será lançado quinta feira, no Museu Parque do Saber, juntamente com um CD, com interpretações de musicas de Lupicínio Rodrigues. “Conta a história de pessoas que vieram para Feira de Santana sem nenhuma instrução e tiveram sucesso; um pouco da minha experiência no Rio de Janeiro junto aos canais de televisão; um show que fiz no interior do estado carioca com Zé Gonzaga, irmão de Luiz Gonzaga; apresentação na TV Rio, em 1961.

Redes

Estudantes do  curso de Redes de Computadores visitaram o centro de informática da Universidade Estadual de Feira de Santana – Uefs. A visita foi acompanhada pelo coordenador do curso e professor das disciplinas de Ambiente de Internet e Redes de Computadores, professor Claudio Sérgio da Silva, e pelo professor da disciplina de Laboratório de Administração de Redes de Computadores, Antônio Carlos Paixão. Durante a visita, os estudantes tiveram a oportunidade de conhecer uma rede que atende a mais de dois mil computadores, links de acesso à internet com conexão via Rede Nacional de Pesquisa – RNP – e links terceirizados de acesso ponto a ponto que interligam extensões da instituição, formando uma rede metropolitana.

Os alunos viram também a estrutura de cabeamento composta por mais de sete quilômetros de fibras ópticas, além de centenas de quilômetros de cabos de cobre e redes sem fio. Equipamentos como firewall – dispositivo ou programa que aplica segurança a rede –, e servidores de banco de dados, de correio eletrônico e de acesso à internet também foram conhecidos.

Artes visuais 

Na Bahia depois de girar por meio mundo, sempre nos caminhos das artes visuais a artista Tereza Figueredo, que inclusive é restauradora. Bateu um fio para este jornalista e prometeu trazer a sua arte para uma exposição em Feira de Santana, muito em breve.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]