Universidade de Columbia anuncia mestrado multidisciplinar em Jornalismo e Ciências da Computação

Em um exemplo inédito da integração entre a produção de notícias e a informática, a Universidade de Columbia, em Nova York, anunciou planos de criar um mestrado em Ciências da Computação e Jornalismo, informou o site da universidade.

“A maior parte dos meios de comunicação ainda não abraçou totalmente a revolução digital”, afirmou o diretor acadêmico do Departamento de Jornalismo, Bill Grueskin. “Este programa é destinado a formar pessoas com o mais alto nível de treinamento em jornalismo e, ao mesmo tempo, com habilidades técnicas que vão desde a busca de dados digitais até o desenvolvimento de imagens computacionais.”

O programa, com duração de cinco semestres, começa a receber inscrições em outubro de 2010. O centro de jornalismo digital da Columbia, criado no começo deste ano, será parceiro no mestrado.

Outro caso interessante de interação entre informática e jornalismo foi a criação, pela Associated Press, de quatro times regionais de investigação para auxiliar os repórteres da agência. Essas equipes terão especialistas em Reportagem Auxiliada por Computador, acesso a dados públicos, ferramentas interativas e reportagem tradicional. Veja no site da Poynter o memorando que a AP enviou aos funcionários na semana passada.

Outras notícias relacionadas:

Os jornalistas treinados em informática na Columbia conseguirão eliminar o abismo entre a mídia e a tecnologia? (Wired)

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Assine o JGB

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]