Unesco celebra Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais

Irina Bokova ressalta que a data é importante para enfatizar o papel fundamental que os livros exercem num mundo em constante evolução; ela afirma que não se pode esquecer as quase 800 milhões de pessoas que não podem ler ou escrever, 2/3 são mulheres.

Os livros materializam a diversidade cultural, geram conhecimento universal, contribuem para o diálogo e são instrumentos para a paz.

A afirmação é da diretora-geral da Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, Irina Bokova, em mensagem pelo Dia Mundial do Livro e dos Direitos Autorais, celebrado nesta sexta-feira, 23 de abril.

Liberdade

Bokova ressalta que a data é importante para enfatizar o papel fundamental que os livros exercem num mundo em constante evolução.

Mas a celebração, segundo a diretora-geral da Unesco, não pode acontecer sem que se lembre das quase 800 milhões de pessoas que não podem ler ou escrever, 2/3 são mulheres.

Um direito humano fundamental, cita Bokova, é a liberdade de leitura, de acesso a culturas remotas, de educação e de pesquisa. Ela diz que legisladores, editoras, educadores e a sociedade civil precisam considerar novamente formas efetivas de promover a leitura.

O desenvolvimento dos livros não existe sem respeito aos direitos autorais, de acordo com ela, principalmente numa época em que a digitalização expõe o conteúdo a riscos de uso ilegal.

Observatório

A Unesco estabeleceu recentemente o Observatório Mundial Anti-Pirataria, uma plataforma online que fornece informações sobre medidas para combater o problema e políticas implementadas por Estados-membros.

Um júri internacional escolheu a cidade de Ljubljana, na Eslovênia, como capital mundial do livro em 2010. Buenos Aires, na Argentina, será a cidade celebrada no ano que vem.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]