Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 22 de abril de 2010

Um milhão de foliões na micareta da paz

Um forte e eficiente esquema de segurança marcou a 72ª edição da Micareta de Feira de Santana 2010 que atraiu para o Circuito Maneca Ferreira, na Avenida Presidente Dutra, mais de um milhão de foliões, segundo dados da prefeitura municipal. O domingo (18/04/2010) marcou o fim da festa momesca, que contabilizou mais de um milhão de foliões, segundo dados da prefeitura municipal.

O clima de alegria e paz se repetiu na despedida da festa que até a madrugada deste domingo não registrou maiores incidentes. Não houve registro de morte no circuito e as estatísticas apontam queda no número das principais ocorrências policiais. E quem foi conferir de perto uma das micaretas mais antigas do país pôde brincar com total segurança.

Mais de cinco mil policiais (Civil e Militar) reforçaram o patrulhamento de rotina, atuando no circuito principal da festa, Circuito Maneca Ferreira, e na micareta dos bairros (Tomba, Kalilândia e Rua Nova). De acordo com os dados estatísticos apresentados durante a reunião de avaliação entre as áreas de governo e de organização da festa, os quatro dias da Micareta apresentaram redução de 14% no número de furtos em relação a 2009. Foram registrados 57 casos em contra 65 no ano passado. No total, houve 26 registros de lesão corporal este ano e 24 no ano passado. Já os roubos saltaram de quatro para 12 neste ano.

Destaque da polícia

O destaque da micareta feirense, ficou por conta da atuação das polícias. Dados da segurança pública do Estado demonstram que houve um aumento de 61% nas prisões em flagrante e 28% na condução à delegacia de pessoas envolvidas em delitos ou confusão nos circuitos durante os quatro dias de festa. As prisões relacionadas ao tráfico de drogas mais que dobraram, sendo feitas 11 este ano contra cinco em 2009.

“O aparato tecnológico, como câmeras e celulares, nos ajudou bastante na agilidade da efetivação dos casos. Além disso, houve um aumento do efetivo policial em relação ao ano passado e policiais muito mais preparados para atuarem na Micareta”, observou a delegada-geral adjunta, Emília Blanco. Mais de 250 policiais civis, entre delegados, escrivães e investigadores, atuaram no município, num trabalho conjunto com a Polícia Militar, Ministério Público e Poder Judiciário.

Para garantir a paz e a tranqüilidade da folia, os policiais utilizam a tecnologia para auxiliar nas operações. Durante o evento, foram usados celulares BlackBerry, pistolas Taser, comunicadores Hand Talks, câmeras filmadoras do circuito, geolocalização das patrulhas, mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. “Nós optamos por sobrecarregar o patrulhamento, sobrecarregar os pontos mais críticos. E nós , mais uma vez, ultrapassamos as 300 patrulhas nos 2,1 km do circuito”, assegurou o coronel Sérgio Baqueiro, responsável pelo policiamento na Micareta.

Carnet social

Daniel Tavares que aniversária amanhã, comemorará com jantar em familia, em sua casa na Pituba,Salvador,organizado por sua mãe Laura Tavares e namorada Grecia Lima.

Clelia Matos comemora o seu aniversário com uma animada festa a fantasia,dia 14 de maio,no Clube Cabana da Barra, Salvador á partir das 20.30 hs. O tema será uma Festa Cigana que reunira a familia e amigos da feliz aniversariante.

Geração de mão de obra

Feira de Santana foi novamente destaque no estado na geração de novos empregos, no mês de março. O município foi 1º. em fevereiro e 2º. em março, sendo 10º. no nordeste e 7º. no Brasil.

Distribuição de cobertores

N aproxima segunda-feira, 19 de abril, a AMANDA – Associação dos Amigos de Claudelino Miranda – fará a distribuição anual de cobertores para entidades assistenciais de Salvador e Feira de Santana. A entrega acontecerá às 17h no Bahia Park Hotel, no largo da Mariquita, Rio Vermelho, com bênção de Monsenhor Gaspar Sadoc.Dessa a associação recebeu 16 mil cobertores através de doações dos seus membros, que vão beneficiar abrigos e creches. O evento acontece há 16 anos e já se tornou uma tradição.

Recepção

Laura Ziller, vice-presidente do Monte Tabor / Hospital São Rafael, recepcionou, no sábado (17), parte da delegação italiana que está em Salvador por conta do Congresso da ONU. Esta foi uma visita de cortesia das autoridades italianas à instituição em vista da importância que o Monte Tabor representa tanto para a sociedade brasileira quanto italiana. Presentes no encontro o vice-ministro da Justiça da Itália, senador Giacomo Caliendo; o conselheiro Diplomático do Ministro da Justiça, Marco Peronaci, o conselheiro da Embaixada Italiana no Brasil, Pier Mario Daccó, o chefe da coordenação internacional do Ministério da Justiça, Stefano D’Ambruoso e o vice-cônsul honorário da Itália na Bahia Giovanni Pisanu.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia. Com. Br

Fale com Antônio José Laraneiras: [email protected]

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]