UEFS Editora lança obra de Eurico Alves Boaventura

De poesia e sertão vive a obra de Eurico Alves

… Minha terra não é moça,
minha terra é menino,
que atira badogue
que mata mocó,
que arma arapuca
e sabe aboiar
e nada nos rios em tempo de cheia
e come umbu quente e não apanha malina…
Minha terra é menino
é um vaqueirinho
vestido de couro…

Na simplicidade dos versos de Eurico Alves Boaventura é possível perceber um dos elementos próprios da cultura de Feira de Santana – a figura do vaqueiro. Na lírica nostálgica do poeta, infância e natureza estão interligadas, quando canta as peripécias do menino sertanejo. Estas e outras questões que envolvem o desejo de salvaguardar o passado da cidade estão contidas no livro “História Poesia Sertão: diálogos com Eurico Alves Boaventura”, que será lançado nesta quarta-feira (28), no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A publicação, que traz o selo da UEFS Editora e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), é resultado do Colóquio Internacional realizado no ano passado, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com o objetivo de marcar o centenário de nascimento do poeta e escritor feirense. Organizada pelo professor Aldo José Morais, reúne textos produzidos por estudiosos das áreas de Letras, História, Arquitetura e Museologia, que analisam as várias dimensões da obra de Eurico Alves e seu contexto sócio-histórico.

Para Aldo Morais, que presidiu a comissão organizadora do colóquio, “com a realização dos estudos a ideia foi dar maior visibilidade ao conjunto da obra euriquiana, ainda relativamente pouco conhecida no meio acadêmico, já que os seus principais textos só foram publicados postumamente, alguns deles muito recentemente, além de parte da sua produção ainda permanecer inédita”.

Ainda segundo Morais, a produção poética e literária de Eurico Alves reflete sua preocupação com o resgate e valorização da cultura sertaneja, uma cultura que -acreditava – tinha na Feira de Santana de sua infância e juventude, a mais completa expressão.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]