TCU emite nota à imprensa sobre auditória na Secretaria Nacional de Defesa Civil

O Tribunal de Contas da União (TCU) esclarece que a Auditoria Operacional na Secretaria Nacional de Defesa Civil foi realizada a pedido do Congresso Nacional e teve como objetivo avaliar a eficiência, eficácia e efetividade das ações de defesa civil.

No decorrer dos trabalhos, a equipe técnica identificou diversas falhas, tais como ausência de critérios objetivos para distribuição de recursos federais destinados à prevenção, morosidade no repasse de verbas para respostas a desastres, falta de estrutura na Secretaria e nos demais órgãos que compõem o Sistema Nacional de Defesa Civil, entre outros problemas.

Antes de serem submetidos ao Plenário, todos os fatos apontados pela auditoria foram levados ao conhecimento do Ministério da Integração Nacional para possibilitar críticas e comentários, que resultariam em possíveis correções, caso houvesse necessidade. Assim, o Tribunal garante o exercício de seu papel orientador e pedagógico, com o objetivo de contribuir para melhoria da gestão pública em benefício da sociedade brasileira.

O TCU esclarece ainda que é procedimento regimental incluir em pauta os processos na semana anterior a sua votação. Isso significa que a auditoria em questão já estava prevista para apreciação do Plenário dias antes da lamentável tragédia que atingiu o Rio de Janeiro.

O Tribunal informa que o relatório em questão está disponível na internet. )

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]