Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 27 de abril de 2010

Seminário do clima

A Universidade Estadual de Feira de Santana  sediou , ontem o seminário preparatório da Bahia para a 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento em Regiões Semiáridas (ICID+18), programado para o período de 16 A 20 de agosto de 2010. O seminário, realizado simultaneamente em diversos países, tem como objetivo gerar trabalhos e informações de natureza científica e de políticas públicas sobre as respectivas regiões semiáridas.

O resultado dos trabalhos será apresentado na ICID+18 , a ser realizada em Fortaleza, com a presença de representantes das sociedades civil e governamental, como o governador do Ceará, Cid Gomes, e o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. A ICID+18 tem o objetivo de criar subsídios e contribuir para a Rio+20, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento e Meio Ambiente, prevista para 2012. Conforme o vice-reitor da Uefs, Washington Almeida Moura, é imprescindível a participação de todos os segmentos da sociedade para abordagem e debates de temas relacionados ao semiárido baiano, região na qual o município de Feira de Santana está inserido.

Companhias

Foram nomeados recentemente quatro majores que de agora por diante  comporão  as companhias independentes da Polícia Militar de Feira de Santana, o que vai dar mais ênfase ao policiamento deste município. Segundo o deputado estadual Zé Neto (PT), essas companhias independentes equivalem a quatro batalhões e que em breve terão ampliação das estruturas físicas nas suas unidades.

Lucikelle e Ynalyson

Erivaldo de Souza Silva e Lucidalva Araujo Silva além de Joaquim Jose de Oliveira Junior e Lucidalva Porto de Oliveira  estão convidando para a cerimônia religiosa do casamento de seus filhos Lucikelle e Ynalyson que se realizará às 19h30m do dia 14 de maio no Ministério Internacional Tabernáculo de Deus, Cidade Nova, Feira de Santana, onde os noivos receberão os cumprimentos.

Literatura

Na simplicidade dos versos de Eurico Alves Boaventura é possível perceber um dos elementos próprios da cultura de Feira de Santana – a figura do vaqueiro.  Na lírica nostálgica do poeta, infância e natureza estão interligadas, quando canta as peripécias do menino sertanejo. Estas e outras questões que envolvem o desejo de salvaguardar o passado da cidade estão contidas no livro “História Poesia Sertão:   diálogos com Eurico Alves Boaventura”, que será lançado hoje, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca).

A publicação, que traz o selo da UEFS Editora e conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), é resultado do Colóquio Internacional realizado no ano passado, na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), com o objetivo de marcar o centenário de nascimento do poeta e escritor feirense. Organizada pelo professor Aldo José Morais, reúne textos produzidos por estudiosos das áreas de Letras, História, Arquitetura e Museologia, que analisam as várias dimensões da obra de Eurico Alves e seu contexto sócio-histórico.

Confraria à italiana

Sexta feira ultima, a Confraria dos Gastrônomos se reuniu para concorrido almoço regado ao melhor vinho italiano, no restaurante La Capanna, que volta ao comando de Silvano Aprile. No cardápio deliciosas polpetas, canelones e como prato principal filet mignon à moda com espaguete ao suco.  Não pararam de elogiar as iguarias os comensais José da Costa Falcão, João Veloso, Heraldo Moraes, Wilson Pereira, Cloves Figueredo, coronel André Bélico e Isaac Silva. O almoço da próxima sexta será no novo restaurante Nova Brasa, na avenida Getulio Vargas.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]