Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária reúne-se com lideranças do MST

Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Eduardo Salles.
Secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Eduardo Salles.

O secretário da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, Eduardo Salles, reuniu-se hoje, (26/04/2010) à tarde com uma comissão representativa do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e iniciou com os militantes o debate das demandas. O movimento cobra o passivo de acordos firmados com o governo em anos anteriores e apresenta novas demandas para 2010. O principal pleito do MST é o avanço da reforma agrária no Estado, mas como explicou o secretário “o leque de reivindicações é muito amplo e diz respeito a outras secretarias e a órgãos do governo federal, atuando a Seagri como articuladora”.

Ainda na noite desta segunda-feira Salles reuniu-se com o secretário das Relações Institucionais, Cézar Lisboa, analisando com ele os resultados da primeira rodada de negociações. “No âmbito do governo estadual nós vamos fazer tudo que pudermos para encaminhar novas conquistas. Com relação ao governo federal vamos realizar gestões para ajudar o movimento”, disse. De acordo com o secretário Eduardo Salles, a reforma agrária é uma ação da competência do governo federal, através do INCRA, mas o governo do Estado participa deste esforço por meio de convênios firmados com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária.

O MST reivindica, além da aceleração da reforma agrária com assentamento de 10 mil famílias em dois anos, a ampliação e construção de casas nos assentamentos, mecanização e infraestrutura produtiva, kits de irrigação, instalação de equipamentos em dois acampamentos modelo, projetos de inclusão produtiva, construção de 13 escolas em assentamentos, construção de dez unidades da saúde da família e três mil cisternas nos assentamentos localizados no semi-árido. De acordo com a liderança do MST, cerca de cinco mil militantes vão acampar hoje ao redor da Seagri, onde ficarão até o fim das negociações.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141157 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário