Seagri incentiva produção familiar de algodão no Sudoeste

Com a expectativa de safra recorde para a cultura do algodão na Bahia, estimada pelo IBGE em 1 milhão de toneladas, cotonicultores do Sudoeste da Bahia, região de Malhada, planejam o manejo de colheita e, para tanto, recebem incentivo financeiro e técnico. Dessa vez, a região Sudoeste, cuja base de produção é familiar, será a beneficiada com a criação de um fundo para o desenvolvimento da cultura, com aporte de R$ 201,6 mil, e a implantação de tecnologias compatíveis, em especial nas ações de controle da praga do bicudo algodoeiro. As ações visam o aumento da produtividade e a sustentabilidade na produção. Em 2009, a Bahia colheu 975 mil toneladas.

O incentivo veio a partir do protocolo de Cooperação Técnica firmado entre o governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura e por meio da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, a Associação Baiana de Produtores de Algodão (Abapa), o Fundo de Apoio ao Desenvolvimento da Cultura do Algodão – Fundeagro e a Associação de Produtores de Leite de Malhada.

O acordo estabeleceu ações estratégicas de assistência técnica, pesquisa e defesa sanitária vegetal, com o objetivo de incrementar a produção do algodão para os pequenos agricultores da região sudoeste. A idéia é ampliar a produtividade regional de 100 arrobas para 250 arrobas por hectare.

Para concretização das metas estabelecidas, está sendo disponibilizado pelo FUNDEAGRO, um montante de R$ 201,6 mil que estão sendo repassados para a APABA, visando a execução do manejo da colheita da cultura do algodão em 671 hectares de área plantada, contemplando 38 pequenos agricultores do município de Malhada.

Para tratar de todos os aspectos fitossanitários da cultura, a Adab realizará no mês de junho um Dia de Campo em Malhada. O trabalho da Agência está focado na educação sanitária e na realização de visita às propriedades.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]