Primeira feira do Pro-genética acontece durante a ExpoBahia

Pecuaristas baianos terão a oportunidade de adquirir, durante a Expobahia, reprodutores das raças zebuínas Nelore e Gir, de alta qualidade genética, em condições vantajosas de financiamento. Dentre as vantagens concedidas estão a elevação do prazo de pagamento para até oito anos, seis vezes maior do que o praticado, com juros de 5 a 8,5% ao ano e bônus de adimplência concedido que pode variar de 15 a 25%, de acordo com a região.

O valor financiado está entre R$ 4 mil e R$ 6 mil por animal e os exemplares poderão ser adquiridos durante a I Feira de Tourinhos, que acontece no próximo sábado (17), no Parque de Exposições de Salvador. A compra também será viabilizada de forma direta.

As condições são oferecidas pelo Banco do Nordeste, através do programa de melhoramento genético bovino, Pró-Genética, desenvolvido pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), em parceria com a Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri) e o sistema Faeb/Senar.

Segundo o secretário Estadual da Agricultura, Eduardo Salles, o objetivo é viabilizar a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino baiano e garantir a comercialização em larga escala, fortalecendo as cadeias produtivas do leite e da carne. “Dessa maneira, possibilitaremos uma uniformidade no rebanho a ser abatido e uma velocidade no ganho de peso, permitindo fazer grandes partilhas, destinadas à exportação”, avaliou Salles, considerando a exigência dos compradores externos. Os animais que participam da feira são registrados pela Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ).

“A exposição integra o calendário de feiras específicas para a venda de touros e se expandirá para todas as regiões do estado”, completa o superintendente de Desenvolvimento Agropecuário da Seagri, Raimundo Sampaio, que referencia o trabalho do órgão na articulação regional, junto aos possíveis compradores. Itapetinga e Guanambi deverão sediar as próximas feiras de tourinhos.

O Programa

A estimativa de comercialização do Programa de Melhoria da Qualidade Genética, Pró-Genética, é de 15 mil animais comercializados, em quatro anos, beneficiando cerca de 7 mil pecuaristas nas diversas regiões do estado. Serão contemplados diretamente pecuaristas com rebanho de até 250 cabeças bovinas.

Para o superintendente de Desenvolvimento Agrário, Raimundo Sampaio, o programa visa a melhoria do rebanho e da produtividade, a melhoria da renda do produtor, agregação de valor, melhoria da liquidez de reprodutores, valorização da genética com garantia de qualidade e estabelecimento de critérios de comercialização.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]