Presidente do Ipea destaca importância de Maria da Conceição Tavares para a economia brasileira

Responsável pela formação de várias gerações de economistas e analistas, desde os anos 60, a economista Maria da Conceição Tavares completa hoje (24/04/2010) 80 anos e comemora com festa que reunirá, no Cosme Velho, zona sul do Rio, cerca de 200 convidados. Para o presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), Marcio Pochmann, outro papel importante da economista foi sua contribuição analítica em diferentes momentos da economia brasileira.

Pochmann lembrou que a trajetória de Maria da Conceição começou na Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), no Chile. “E, posteriormente, no Brasil, como uma mestra fundamental nas faculdades e institutos de economia do Rio de Janeiro e Campinas”. Sobre suas análises a respeito da economia do país, Pochmann lembrou que “embora [Maria da Conceição] não tenha tido um cargo no governo, ela esteve muito presente no Plano Cruzado [anos 80], por exemplo, e na transição do regime militar da ditadura”.

O presidente do Ipea destacou a importância da economista também no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Então, como profissional, é alguém de referência do ponto de vista da condução de políticas, em diferentes momentos do período democrático”.

Pochmann lembrou ainda a experiência da economista na área da política, como deputada federal pelo estado do Rio de Janeiro. “Ela teve uma participação importante no debate, no Legislativo, de tal forma que ela teve a possibilidade de ter uma ação direta na formulação de legislação brasileira. Vejo ela nessas três referências: como uma pesquisadora, docente, formadora de quadros; como profissional de atuação muito próxima em diferentes governos no período democrático; e como alguém de representação da população, no caso, o Rio de Janeiro, no Legislativo federal”, concluiu.

*Com informação da Agência Brasil

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]