Pesquisadores debatem o clima e a sustentabilidade do semiárido

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) foi palco, nesta terça-feira (27/04/2010), de discussões para levantamento de temas a serem apresentados na 2ª Conferência Internacional sobre Clima, Sustentabilidade e Desenvolvimento Sustentável em Regiões Semiáridas (ICID+18), programada para o período de 16 a 20 de agosto, em Fortaleza.

Representantes de diversas entidades marcaram presença, como Andréa Sá, do Centro de Treinamento e Desenvolvimento (CETREDE). Conforme disse, é imprescindível o debate sobre o clima, citando que “a previsão mundial para a agricultura em regiões semiáridas é de prejuízos de 3,6 trilhões de dólares em 2050, em função da seca”.

O professor Ildes Ferreira relatou pesquisas desenvolvidas na UEFS sobre a questão ambiental. Para ele, esse seminário é importante para “aprofundar os conhecimentos sobre as necessidades locais de convivência com o Semiárido”. Ferreira acrescenta que “será feito um documento a ser apresentado na ICID Internacional, com propostas que sejam práticas e possam ser executadas”.

O professor Marcos Eliano Tavares, da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e membro da comissão organizadora do evento, disse que a UEFS foi escolhida pelas pesquisas feitas e pelo “nível dos pesquisadores”. Tavares revelou que outros debates terão prosseguimento em outras cidades nordestinas, como Picos (PI), Juazeiro do Norte e Tauá (CE), além de Souza (PB).

Para Washington Almeida Moura, vice-reitor da UEFS, os trabalhos desenvolvimentos durante a conferência deram visibilidade à problemática de diversas regiões, às experiências e às políticas articuladas para enfrentar as questões climáticas e de convívio na região.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]