Os reflexos da globalização mercado regional de Santo Antonio de Jesus

Um dos assuntos mais debatidos nestes últimos dias é a expansão do capital e da mão de obra nas cidades regionais. Neste sentido o mercado de Santo Antonio de Jesus, teve um atenuado crescimento se tornando um pólo industrial com vastas estruturas empresariais e multi-regionais. Subjaz nesta concepção que este novo cenário vem se perfilando, e mudando o seu processo produtivo a fim de aperfeiçoar as bases estruturais de vendas, e mercado de trabalho. E em conseqüência disto contribuindo para o aprofundamento da nova dinâmica econômica globalizada. Mas a que ponto a transformação da morfologia do mercado e do fluxo de capitais desenvolve o cenário regional?

Há anos atrás a cidade de Santo Antonio de Jesus, possuía um cenário mercadológico composto apenas de empresas e indústrias regionais, não existia neste cenário a intervenção de serviços externos e globalizados com empresas participantes de grupos financeiros compostos de altas redes e corporações. Visto que, a proximidade do mercado de serviços no âmbito regional não era visto como um espaço capaz de interligar a outros empreendimentos e recursos financeiros. Foi necessário primeiramente um desenvolvimento nas estruturas físicas da cidade com a urbanização dos territórios, vinculada às vantagens de localização da cidade como máquina geradora de produtos e serviços, para as cidades circunvizinhas que configuram a crescente demanda financeira da cidade.

O vertiginoso aumento do processo produtivo em que a cidade passou nestes últimos anos, pode ser interpretado como a acessão econômica regional e a posição de mercado frente à economia globalizada. Nesta modalidade de expansão urbana, comercial e policêntrica não se pode considerar como fenômeno novo, mas previsível e lógico a coexistência de múltiplos modelos inerentes ao desenvolvimento local e suas necessidades. Portanto estas mudanças trouxeram para cidade a abertura e oportunidade da geração de empregos e aperfeiçoamento da mão de obra em diversos setores. Não deixando de ressaltar que o comércio local tem se adaptado e acompanhado, com mudanças que vão desde estrutura física ao aperfeiçoamento do atendimento nos pontos de venda.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]