O Campeonato Baiano de Kart começa com o pé direito

Salvador, 18 de Outubro de 2009 – A cidade de Lauro de Freitas, localizada na região metropolitana de Salvador, ficou pequena, neste domingo (18/04/2010), ás 10h, para as emoções iniciais do Campeonato Baiano de Kart 2010. Aproximadamente 40 pilotos fizeram desta primeira etapa, uma das mais eletrizantes dos últimos tempos, mostrando que o campeonato será emocionante do início ao fim.

O domingo começou com São Pedro abençoando a pista com chuva, mas ele só queria aliviar o calor. Contudo, o sol não queria ficar de fora da primeira etapa do kart baiano. Na primeira bateria, na qual largaram as categoria Cadete, para pilotos de 8 a 10 anos, e Mirin, de 6 a 8 anos, brilharam os pilotos Juan Manuel, no kart número 33, e José Vitor Frias, do kart número 07.

Na segunda bateria foi a vez da categoria Júnior Menor 125cc e prevaleceu Enzo Maiolino, pilota o Kart número 14. Na terceira bateria, largaram as categorias Super Kart, para pilotos acima de 14 anos, e Sênior, para maiores de 25 anos. Nesta categoria os motores chegam a, aproximadamente, 17 mil giros e atingindo a marca de 140 km/h no fim da reta.

Os rachas foram eletrizantes entre Vitor Luz e Paulo Ferrari, pela segunda colocação. Mas Vitor estava tão inspirado que depois de suportar a pressão de Ferrari, superou o pai, o piloto Euvaldo Luz, que havia disparado na frente no início e chegou primeiro na estréia das novas categorias. Na quarta bateria, largou a Sport 400 Júnior quem levou foi Leandro Soares, no kart de número 69, e na quinta, Moacir Lopes, pilotando o kart número 29, liderou do início ao fim da bateria.

A temporada 2010 do baiano de Kart foi aberta com a exibição do CTM2000, pilotado por Márcio Rolim. O veiculo é montado em cima da carroceria do Volkswagen (VW) Pólo Sedan e foi construído com chassis treliçado, equipado com motor VW AP 2000 entre eixos e câmbio de Santana. O motor pesa 600 kg e conta com 200cv de potência, chegando a 240 km/h, como constatado no Autódromo Júlio Ventura, em Fortaleza.

A categoria, que também é conhecida como Stock Nordeste, foi idealizada por iniciativa da Nordeste Sport Motor, empresa cearense com sede em Fortaleza, em 2007. A principal influência de estilo do campeonato e da organização é a DTM alemã, que também serviu de base para a categoria argentina, TC2000. No Brasil a TCM2000 pretende ser uma categoria de base da Stock Car, pelo seu baixo custo.

A Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), através da sua presidente Selma Morais, está trabalhando para trazer uma das etapas do Campeonato Stock Nordeste 2010. Faltando apenas a aprovação e apoio do Governador do Estado, Jaques Wagner.

O Campeonato Baiano de Kart é uma realização da Associação Baiana de Karts (ABK), que organiza o evento, em parceria com a FAB, e tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia, Governo do Estado da Bahia através do FazAtleta, além do apoio do Centro de Medicina Humana e da Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]