Mãe Natureza está sob pressão, afirma ONU

Mudanças climáticas e as alterações na camada de ozônio são os principais exemplos, segundo o Secretário-Geral, Ban Ki-moon; mundo celebra nesta quinta-feira o Dia Internacional da Terra.A ‘Mãe Natureza’ está sob pressão, já que o mundo a explora com frequência sem devolver o que retirou. E as consequências para a falta de proteção estão sendo sentidas agora. A afirmação é do Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, em mensagem pelo Dia Internacional da Terra, celebrado nesta quinta-feira, 22 de abril.

Exemplos

As mudanças climáticas e as alterações na camada de ozônio são os principais exemplos, segundo Ban. Ele também cita o declínio da diversidade biológica, a redução da fertilidade dos solos e da pesca, o aumento da poluição de recursos marinhos e a escassez de água potável.

A falta de saneamento e água afeta todo o crescimento da população, como disse à Rádio ONU, de Genebra, a diretora do Departamento de Saneamento e Meio Ambiente da Organização Mundial da Saúde, OMS, Maria Neira.

“Não só as crianças estão morrendo de doenças, como a diarreia, que contribui ainda para a desnutrição. A educação também é afetada porque a criança não poderá ir à escola e tem a questão social e econômica”, afirmou.

Harmonia

A sustentabilidade ambiental é uma das oito Metas do Milênio, que tem prazo para cumprimento até 2015. O Dia Internacional da Terra foi adotado pela Assembleia Geral das Nações Unidas ano passado, em resolução liderada pela Bolívia.

O objetivo é promover a harmonia do planeta com a natureza para o equilíbrio entre as necessidades econômicas, sociais e ambientais das gerações presentes e futuras.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]