Jovens moradores da zona rural são capacitados na região de Cruz das Almas

Incentivar a permanência do jovem dentro do sistema educacional rural e proporcionar a inserção no mercado de trabalho. Esta é a proposta da segunda etapa do Projeto “Formação de Jovens Rurais”, realizada na comunidade de Piaba, município de Cruz das Almas. A iniciativa é da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, Seagri, através gerência regional da Empresa Baiana de Desenvolvimento EBDA. A capacitação será ministrada pelo Centro de Formação dos Agricultores Familiares do Território do Recôncavo (Centrefruti).

Na próxima segunda-feira (19/04/2010), a abertura das atividades vai contar com a palestra A participação do jovem rural na construção da sociedade, abordada pelos técnicos Jorge Silveira e Francisco Alves, da Gerência Regional de Cruz das Almas.

Dentre as propostas do projeto está a de promover a incorporação de tecnologias aos processos produtivos e a melhoria de renda a 30 agricultores familiares da comunidade. “Isso certamente se faz com a participação de jovens rurais, numa busca constante de fortalecimento da autoestima e da capacidade de organização das comunidades, aliando aprendizado, aperfeiçoamento individual e coletivo”, disse o chefe do Centrefruti, Valmir Pereira.

De acordo com a coordenadora do projeto, Solange Sardinha, a iniciativa da EBDA tem um caráter inovador e dinâmico.“Este é um projeto pioneiro que vai contribuir para fortalecer a agricultura familiar, ampliar as oportunidades de emprego e proporcionar melhores condições de vida aos jovens rurais”, assegurou Solange.

Este ano, como parte do calendário de atividades, os jovens irão participar de cursos de Apicultura, Mandiocultura, Manejo e Conservação de Solo e Agroecologia. Todas as aulas serão ministradas por técnicos da empresa, que incluíram módulos temáticos sobre as respectivas especialidades. O Projeto de Formação de Jovens Rurais tem como principais parceiros o Banco do Nordeste, associações rurais e o grupo de Jovens da Piaba.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]