Jornalistas latino-americanos recebem prêmios internacionais

Jornalistas do Brasil, Colômbia, México e Argentina receberam nesta terça-feira o Prêmio Internacional Rei da Espanha, organizado pela agência EFE e a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento. Os prêmios foram entregues pelo rei Juan Carlos e a rainha Sofía, na Casa de América de Madri.

A jornalista brasileira Eliane Brum foi premiada na categoria imprensa, pela reportagem “O Islã dos manos”, sobre o avanço do islamismo nas periferias de São Paulo, publicada pela revista Época em 2 de fevereiro de 2009.

As jornalistas argentinas María Arce e Paula Lugones, do Clarín, foram vencedoras na categoria de jornalismo digital, pela cobertura multimídia “Rota 66: o longo caminho até a Casa Branca”, sobre a crise econômica e as últimas eleições nos Estados Unidos.

O mexicano Juan Villoro foi premiado pelo artigo “O tapete vermelho, o império do narcoterrorismo”, sobre organizações criminosas no México, veiculada pelo jornal espanhol El Periódico de Cataluña em fevereiro de 2009.

Uma foto de uma criança num campo de cultivo de coca deu outra premiação ao fotógrafo colombiano Manuel Saldarriaga. A imagem foi publicada em 12 de abril de 2009 pelo jornal El Colombiano.

Também foi anunciado esta semana o Prêmio Mundial da Liberdade de Imprensa Unesco/Guillermo Cano 2010. A vencedora foi a jornalista chilena Mónica González, diretora do Centro de Investigação e Informação Jornalística (Ciper), reconhecida pela luta contra a ditadura no Chile e a dedicação atual ao jornalismo investigativo.

*Com informação do Centro Knight

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]