Jornais brasileiros avançam integração entre impresso e online

A jornalista peruana Esther Vargas, do blog Clases de Periodismo, visitou os jornais Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo para conhecer o processo de fusão entre as redações impressa e online de cada veículo.

No Estadão, o trabalho é comandado pelo jornalista Pedro Doria, editor chefe de conteúdos digitais. Em entrevista a Esther, ele explica que a integração – envolvendo 700 jornalistas, 40 deles do online – deve levar em conta o ritmo e a cultura interna de cada editoria. “Tecnologia é mais fácil, por exemplo, porque os jornalistas são muito jovens e estão ‘conectados’ à internet”, diz Doria. Já a editoria de Cidade traz desafios maiores, pois os repórteres passam muito tempo na rua.

Doria também frisou a importância da afinidade entre as equipes: “Ajuda muito quando (o editor de online) vai pedir uma colaboração.”

Na Folha, o jornalista Alec Duarte, editor assistente de Brasil, falou a Esther sobre a integração anunciada em 11 de abril. Ele explica que o jornal tem dois editores para cada seção – um para o online e outro para o impresso, mas os repórteres começaram a trabalhar em temas conjuntos, com as redações unidas fisicamente. O jornal oferece vários cursos de treinamento, como de vídeo e edição.

As eleições de outubro de 2010 serão um marco neste processo. Em seu blog Novo em Folha, a jornalista Ana Estela de Souza Pinto, editora de treinamento da Folha, revela os bastidores da cobertura integrada da campanha eleitoral.

Outras notícias relacionadas:

O Globo anuncia integração entre online e impresso e aposta na interatividade (Centro Knight)

Gumercindo Lafuente: “El País agora é um só” (233grados.com)

*Com informação do Centro Knight

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]