Fazenda Modelo da EBDAé destaque na Expoirecê

Orientações técnicas especializadas, capacitação ligada à agricultura e pecuária e demonstrações de novas tecnologias para agricultura familiar são algumas das atividades apresentadas na Fazenda Modelo, pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A (EBDA), órgão vinculado à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), durante a XII Exposição Agropecuária de Irecê (ExpoIrecê), que teve início nesta quinta-feira (22/09/2015) e segue até domingo (25), no parque de exposições do município.

Numa área de mil metros quadrados, os técnicos da EBDA estão à disposição dos agricultores familiares, todos os dias do evento, para demonstrar trabalhos realizados pela empresa a exemplo dos canteiros de terra adubada, onde foram plantadas vegetações nativas da região, que podem ser utilizadas na alimentação animal tais como palma, sorgo e milho.
“Técnicas de irrigação, manejo do solo e da água, criação de caprinos e ovinos, biodiesel, além das atividades exitosas de assistência técnica, pesquisa e extensão rural, também estão sendo apresentada aos visitantes da Fazenda Modelo” garantiu o gerente regional da EBDA, em Irecê, Joelson Matos.

Para os interessados em fabricar produtos com materiais característicos da região, cursos e palestras estão sendo oferecidos. Os mais procurados pelo público feminino são os cursos de fabricação de iogurte com leite de caprino, produtos de higiene e limpeza – detergente, sabonetes líquidos e sabão em barra – pintura em tecidos, doces, geléias, biscoitos, arranjos de flores e artesanatos em geral.

As crianças que visitam a Fazenda recebem dos técnicos da EBDA, de forma lúdica e divertida, orientações sobre agroecologia e a importância de manter o seu habitat natural longe dos agrotóxicos. “Descobri na fazendinha que o veneno faz mal quando comemos alimentos envenenados. Vou pedir para meu pai só usar produtos orgânicos agora” comentou Amanda Oliveira, de 10 anos, filha de agricultor familiar, após ser instruída pelos técnicos.

Segundo Joelson Matos a exposição é um importante veículo de troca de experiências entre a EBDA e o agricultor familiar. “É através desse tipo de evento que conseguimos em um pequeno espaço de tempo, reunir um excelente número de agricultores, como também pessoas ligadas às diversas cadeias produtivas da região. Dentro desse processo a EBDA tem o papel fundamental de ser o elo de ligação entre o agricultor e o seu sucesso” concluiu o gerente regional.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]