Emoção e adrenalina, elementos do Rally da Bahia 2010

Salvador, 23 de abril de 2010 – Muita adrenalina, belas paisagens, pilotos experientes, alguns novatos, trilhas, e claro, muita lama. Esses ingredientes fazem do Rally da Bahia uma das mais belas provas de offroad do país. A primeira etapa da competição acontecerá no próximo sábado (24), às 09h, com largada no Jardim de Alah, na capital baiana, e chegada no Meu Chapa Bar e Restaurante, no mesmo bairro. O campeonato será realizado pelo quinto ano consecutivo e é dividido em quatro categorias: Graduado, Turismo, Expedition e Universitário.

Na categoria Graduado concorrem as duplas com experiência e carro 4×4, com GPS e instrumentos de navegação. Na Turismo, correm os 4×4 guiados por pilotos com alguma técnica e orientados por instrumentos de navegação, sem integração automática entre cronômetro e odómetro. A Expedition e a Universitário são categorias criadas para concorrentes sem experiência, com carro comum 4×4 ou 4×2, respectivamente, utilizando apenas o odómetro original do veículo. O Rally da Bahia tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A e do Governo do Estado, através do Faz Atleta.

Devido às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Salvador, não haverá prova da categoria Universitário nesta etapa. Em função do péssimo estado em que se encontram as trilhas, representando um risco para os competidores que utilizam veículos 4X2, a direção de prova decidiu não realizar a competição desta categoria.

Com largada às 9h, no Jardim de Alah em Salvador, as duplas irão percorrer as cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, retornando para a chegada em Salvador, no Meu Chapa Bar e Restaurante, próximo do local da largada.

A apuração será feita como no ano passado, via GPS. Para garantir a precisão do registro do traking – trajeto dos carros gravado no GPS, que registra hora, minuto e segundo do tempo de cada piloto – foram colocados em pontos estratégicos 140 PCs. “O Rally da Bahia é uma prova técnica e com disputa acirrada, para os competidores da Graduado, e uma aventura emocionante, para os inscritos na Turismo e Expedition”, afirma o diretor de prova do Rally da Bahia, José Carlos Ribeiro, mais conhecido como Zé do Rádio.

Segundo o diretor da prova, o regulamento será o mesmo do ano passado e este ano haverá uma diminuição no raio de distribuição das etapas, reduzindo os custos com traslado, uma das reclamações dos participantes, e proporcionando o acesso de um maior número de duplas. “O Rally da Bahia é uma competição de alto nível e qualidade técnica, se equiparando às competições nacionais e servindo de treino para aqueles que pretendem ou já participam do campeonato nacional”, conta Ribeiro.

A inscrição para a prova pode ser feita na sede da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), que fica no Palácio dos Esportes, situado na Praça Castro Alves, s/n, através do site da FAB, www.fabnet.com.br, ou ainda, na sexta-feira (23), às 20h, quando ocorrerá o briefing destinado à explicação das regras da competição e distribuição dos kits aos participantes (composto de camisa e boné). Somente poderão participar do Rally dois Zequinhas (caronas) em cada veículo.

*Com informação de Núbia Santos

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]