Dia do Contabilista – 25 de Abril

O ano era 1926. Algumas entidades representativas do segmento contábil reuniram-se na grande São Paulo para homenagear o historiador, economista e guarda-livros João Lyra, então senador da República. No seu histórico discurso, o senador defendeu a criação do Registro Geral dos Contabilistas Brasileiros. Suas sábias palavras foram um marco no processo de organização dos trabalhadores contábeis, que culminaram na regulamentação da profissão, em 1946. Surgia, então, uma das mais importantes profissões do Brasil: a Profissão Contábil.

A Contabilidade brasileira nunca esteve tão em evidência, seja nacional ou internacionalmente. Ao longo da última década, muitas mudanças ocorreram na forma de trabalho dos profissionais contábeis, sobretudo em razão da utilização da tecnologia, com a informatização de processos, e das novas atribuições e procedimentos. Hoje, os contabilistas são considerados gestores de informação, capazes de contribuir nas decisões estratégicas de seus clientes.

Categoria fortalecida por várias batalhas e conquistas verificadas nas seis décadas de regulamentação profissional, há no Brasil 420 mil profissionais e 75 mil organizações contábeis,  que carregam o orgulho de “SER CONTABILISTA”.

O Conselho Federal de Contabilidade e os 27 Conselhos Regionais não medem esforços para dignificar, ainda mais, a profissão que mais cresce no mundo. Ser CONTABILISTA é zelar pelo patrimônio público e privado. Ser CONTABILISTA é contribuir com a responsabilidade social e ambiental. Ser CONTABILISTA é também entender que o crescimento econômico do Brasil depende da nossa atuação eficaz. Ser CONTABILISTA é acompanhar a mudança tecnológica sem medo. Ser CONTABILISTA é atuar com ética e sabedoria para que possamos ter um futuro mais digno e socialmente mais justo.

O Sistema CFC/CRCs, responsável pelo controle do exercício legal da profissão em todo o território nacional, presta homenagem a todos os profissionais, Contadores e Técnicos em Contabilidade neste dia tão importante para a sociedade brasileira.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]