Declaração de Salvador pede mais cooperação para combate a crimes

Documento final do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal foi apresentado nesta segunda-feira na Bahia, último dia do evento

Países membros das Nações Unidas expressaram preocupação sobre os desafios apresentados pela fraude econômica e crime de identidade e a conexão com outras atividades, como o terrorismo.

Esse é um dos itens da Declaração de Salvador, documento final do 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, apresentado nesta segunda-feira na Bahia no último dia do evento.

Declaração

A declaração traz recomendações baseadas nas discussões realizadas durante o Congresso e será submetida à 19ª sessão da Comissão das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal, que deve acontecer em maio, em Viena, na Áustria.

O documento reconhece, entre outras questões, a importância da cooperação internacional para a prevenção, processo e punição de crimes e estimula a continuação e reforço dessas atividades em todos os níveis, como disse à Rádio ONU, de Salvador, o Diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, Giancarlo Summa.

“A declaração lista alguns novos desafios que a comunidade internacional enfrenta no que diz respeito ao crime organizado, ou seja, novos tipos de crimes. Por exemplo, crimes ambientais, algo que não se falava há pouco tempo como tráfico de resíduos tóxicos”, afirmou.

Participantes

O evento reuniu 3 mil participantes de mais de 100 países. Foram oito dias de debates em Salvador, incluindo a realização de um painel de alto nível com ministros e representantes de governos.

O diretor executivo do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime, Unodc, Antonio Maria Costa, disse durante o Congresso que é preciso esforço para a promoção da cultura da justiça no mundo.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]