Corações com rotações aceleradas na primeira etapa do Rally da Bahia 2010

O Rally da Bahia 2010 começou no sábado passado (24/09/2015) com largada, rigorosamente, às 9h, no Jardim de Alah, na capital baiana, passando pelas cidades de Simões Filho, Camaçari e Lauro de Freitas, mostrando por que é um dos campeonatos mais emocionantes do país. 30 pilotos divididos entre as categorias Graduados, Turismo e Expedition, mostraram o porquê de estarem relacionados entre os melhores do Brasil.

A primeira etapa do Campeonato de Rally da Bahia começou com pé embaixo e muita lama, exigindo muita técnica e braço dos pilotos. Eles estavam ansiosos para colocar o carro na lama, mas esta só deu as caras nas proximidades da Estrada Cia/Aeroporto, próximo ao bairro de Capelão. Eles não imaginam o que iriam encontrar, devidos às fortes chuvas que atingiram a Região Metropolitana de Salvador, este mês, aguçando ainda mais o espírito aventureiro dos rallyzeiros baianos, que não se decepcionaram.

O diretor de prova e responsável pela elaboração da planilha, José Carlos Ribeiro, também conhecido como Zé do rádio, caprichou, construindo uma trilha desafiadora que deixou os nossos aventureiros com os nevos a flor da pele. “A planilha exigiu dos competidores, principalmente da categoria Graduado, maior atenção, uso do raciocínio e braço mesmo, devido às velocidades mais altas e também as pegadinhas inteligentes. Se equiparando ao grau de dificuldade de competições nacionais, como a Mitsubishi Cup”, afirma.

O piloto Roberto Cunha, também conhecido como “Quebra Pedra”, e seu navegador, Vinicius Castro, são especializados em rally de velocidade e resolveram participar da primeira etapa do Rally da Bahia e adoraram. Segundo Castro, eles resolveram participar por diversão, mas se o resultado fosse positivo, pretenderiam participar das próximas etapas que não chocarem com o circuito nacional de velocidade.

“Tivemos alguns erros de navegação, que é comum já que nossa especialidade é a velocidade, mas a planilha estava muito bem elaborada, sem erros e com muitas pegadinhas difíceis, aumentando a adrenalina. Pretendo correr outras etapas”, conta Cunha.
Nesta competição apesar de participar por paixão e pela alegria de passar um tempo com os amigos, Cunha estava travando um duelo particular com o seu navegador oficial, Bruno Lima. Eles se separaram e convidaram amigos para formar novas duplas e realizar uma pequena brincadeira. Quem levou a melhor foi o Navegador que conquistou a primeira etapa da categoria Graduado, acompanhado do experiente piloto, Antonio Cesaroni. Cunha não desapontou o companheiro e chegou em terceiro.

A etapa contou com a volta de duplas tradicionais, é o caso de Álvaro Carneiro, “o Chiclete”, e Miguel Carneiro, “o Urubu”, ambos estavam longe das competições baianas há cerca de 20 anos e voltaram em alto estilo, chegando em 2º lugar na categoria Expedition. “Estamos contentes por poder participar desta etapa, que graças ao trabalho da presidente da Federação de Automobilismo da Bahia (FAB), Selma Morais, juntamente com Zé do rádio e sua equipe, vêm colocando o offroad baiano entre os mais competitivos do país”, conta Urubu.

A categoria Graduado contou com a participação do campeão baiano de Kart, na categoria cadete, Ivan Gounin, que precisou de autorização para participar da prova como Zequinha, já que tem apenas 10 anos. Ele correu no carro número 005, da dupla Ryan Carvalho e Marcelo Silva. “Para mim o Zequinha funciona como um amuleto e deu certo nas ultimas etapas da temporada 2009. Agora com o campeão atrás, esperamos chegar à frente” conta Carvalho que chegou em sexto.

O Rally da Bahia tem o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A, através do programa de incentivo ao esporte Faz Atleta, do Governo do Estado. “Esta é uma retribuição ao que a Bahia nos dá. Escolhemos o automobilismo pela identificação maior com nossos produtos, além da paixão que temos pelo esporte, conta diretor comercial da distribuidora, Mauro Murakami. Ele esteve presente para ver de perto a primeira etapa da competição.

Rally da Bahia é uma realização da Federação de Automobilismo da Bahia, com o patrocínio da Distribuidora de Combustíveis Petrobahia S.A e Governo do Estado da Bahia, através do FazAtleta, e com o apoio das prefeituras de Salvador, Lauro de Freitas e Camaçari. A próxima etapa será 15 de maio.

Resultado Completo

Graduado

1º Antonio Cesaroni / Bruno Lima
2º Manoel Ladeia / Lauro Ladeia
3º Roberto Cunha / Vinicius Castro
4º Miguel Abud / Paulo Abud
5º Marcelo Rêgo / Solange Rêgo
6º Ryan Carvalho / Marcelo Silva

Turismo

1º Luis Henrique / Andre Mauro
2º Taciano Sousa / Gerson Nunes
3º Jorge Pessoa / Vinicius Pessoa
4º José Geraldo / Tulio Teixeira
5º Gustavo Lessa / Vitor Cardim
6º Kleber Wolney / Marcus Serra
7º Antonio Brandão / Maria Yvonne
8º Fabio Matos / Inaldo Galvão

Expedition

1º Guilherme Rubio / Marcus Calheira
2º Alvaro Carneiro / Miguel Carneiro
3º Adriano Monteiro / Vanessa Lustiago
4º Andre Watt / Fabio Rogério
5º Luiz Carlos / Hugo Lima
6º Emanuele / Adeilson Santos
7º Marcelo Oliveira / Alan Rocha
8º Alexandre Leal / Juliano Queriroz
9º Lorena Duran / Fernanda Vale
10º Lucas Muniz / Helder Alves
11º Marines Dias / Décio Dias
12º Ricardo Ortins / Ludmila Fonseca
13º Patricia Vieira / Andre Luis
14º Luiz Figueiredo / Fernando Cairo
15º João Castro / Lêda Castro
16º Luciana da Silva / Alexandre Neto

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]