Congresso da ONU em Salvador | Brasil reconhece que superlotação das prisões é problema grave

Em discurso de abertura do fórum do Unodc, em Salvador, ministro brasileiro da Justiça disse que o objetivo final da conferência é promover a democracia e o desenvolvimento econômico e social no mundo. 

O Ministro da Justiça do Brasil, Luiz Paulo Teles Ferreira Barreto, disse que espera que o 12º Congresso das Nações Unidas sobre Prevenção ao Crime e Justiça Criminal seja um fórum importante de troca de experiências e diálogo entre os Estados.

No discurso de abertura do evento nesta segunda-feira, em Salvador, ele afirmou que o objetivo final é promover a democracia e o desenvolvimento econômico e social no mundo.

Temas

“Consciente da importância da cooperação internacional no combate à criminalidade, o Brasil vem participando de forma ativa e propositiva nos fóruns internacionais, adotando recomendações, diagnosticando falhas e atualizando a legislação interna, mas também propondo mudanças para o aprimoramento dos mecanismos de cooperação entre os países”, afirmou.

O ministro ressaltou que o Brasil avançou em áreas ligadas à prevenção e à justiça criminal. Ele citou os temas principais do congresso, como terrorismo, lavagem de dinheiro e juventude e criminalidade.

Ferreira Barreto reconheceu que a superlotação das penitenciárias é um problema grave e exige a construção de novas unidades, mas pediu uma discussão mais ampla sobre o tema.

Ele afirmou que o governo brasileiro tem feito esforço para melhorar as condições carcerárias no pais, com transferência de US$ 620 milhões, para os presídios estaduais.

Combate

Ferreira Barreto disse que o combate à lavagem de dinheiro é uma das prioridades do Ministério da Justiça.

O ministro lembrou que o presidente Lula decidiu destinar percentual dos recursos confiscados provenientes de lavagem de dinheiro e outras atividades criminosas para financiar a implementação adequada das Convenções de Palermo e Mérida e para estruturação da justiça criminal nos países em desenvolvimento.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]