Concurso para agente penitenciário tem abstanção de 18,76%

Do total de 6.951 inscritos, 1.304 candidatos não compareceram aos locais de prova para o concurso público de agente penitenciário, realizado pela Secretaria da Administração (Saeb) no domingo (18). A abstenção foi de 18,76%.

Os candidatos, que concorrem a 80 vagas (64 para o sexo masculino e 16 para o feminino), compareceram a dez colégios, distribuídos em diferentes locais de Salvador, onde fizeram a prova, com 50 questões objetivas e redação. Os aprovados farão o curso de formação antes de ingressar no serviço público, a cargo da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH).

Só após a conclusão desta fase o candidato estará apto para atuar em unidades prisionais de uma das localidades disponíveis escolhida no ato da inscrição no concurso. A remuneração inicial para o cargo de agente penitenciário é de R$ 1.275,84.

Na Escola de 1° Grau Getúlio Vargas, com previsão de acomodar 860 candidatos, 702 pessoas ingressaram no local até o fechamento dos portões, às 8h30. Adilson da Conceição, 33 anos, foi a Feira de Santana para fazer a prova do concurso, para a qual se preparou por seis meses. “Tenho boas expectativas de ser aprovado, me tornar funcionário público e arcar com as necessidades da função de agente penitenciário”, disse o candidato, que concorre a uma das seis vagas para homens em Feira de Santana.

Já Adailton Brasil, 44 anos, quer ser um dos 30 aprovados para as vagas em Salvador. Ele estudou para o concurso desde janeiro, mas teme a concorrência. “Estudei e espero ser aprovado, porque a estabilidade pública é um fator importante para o bom desempenho profissional, mas vejo que existem muitos concorrentes”, afirmou.

Entre as candidatas está a estudante de Psicologia, Ana Paula Paixão Costa, 27 anos. Inscrita em Salvador, ela pretende ser aprovada no concurso e desempenhar atividades na área de psicologia jurídica. A previsão é de que o resultado final do concurso saia na segunda quinzena de junho. Além da documentação exigida, cada candidato aprovado passará por avaliação psicológica, exame médico, teste de aptidão física e investigação social.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]