Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 11 de abril de 2010

Aula inaugural

O lançamento dos livros “Produção no Cuidado no Programa Saúde da Família” e “Saúde Bucal no Programa Saúde Família: Sujeito, Saberes e Práticas” marca a aula inaugural do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Feira de Santana . A solenidade, será realizada hoje, às 14 horas no auditório do módulo 6 do campus universitário, inclui também palestras sobre o tema saúde da família.

Centrado numa mudança de atenção da saúde da família, que passa a ser assistida no próprio território social com suas especificidades, o livro “Produção no Cuidado” propõe um redirecionamento de trabalho baseado na interação com uma equipe multiprofissional, visando práticas resolutivas.

A obra é organizada por Marluce Maria Araújo Assis (pró-reitora de Pós-Graduação da Uefs), Maria Ângela Alves do Nascimento, Maria Salete Bessa Jorge e Túlio Batista Franco. Na obra “Saúde Bucal no Programa Saúde da Família”, a professora Ana Áurea Alécio Rodrigues trabalha a ampliação do serviço de saúde bucal com a implantação do Programa Saúde da Família em todo o país e usa como exemplo a experiência do município baiano de Alagoinhas.

Feijoada

Pelo décimo oitavo ano consecutivo, acontecerá neste sábado a tradicional “Feijoada do Larangeira”, festa que reúne anualmente a sociedade baiana e que ocorrerá na mansão do pecuarista Wilson Paes Cardoso, no bairro Mar da Tranqüilidade e que  terá como tema principal “Yeshua”, uma festa em que será exaltada a paz em Feira de Santana, na Bahia, no Brasil e no mundo pelo Ministério Jeová Nissi. Mais uma vez tocará a banda Cocada Puxa, uma das mais requisitadas dos eventos de várias partes do país e a novidade será o grupo jovem Na Batida. O evento contará com o  patrocínio  da Cerveja Kaiser e entre outras de porte e que vão fazer a festa.

Palestra

Foi bastante concorrida e aplaudida a palestra da psicanalista Mônica Veras, dia 26 de março, no auditório do Salvador Trade Center,avenida Tancredo Neves , Salvador, sobre o tema ” Psicanálise e Sintomas Contemporâneos “.

Jazz 

Aplaudindo o show de Ivan Bastos e seu grupo tocando o melhor do  jazz, no Tom do Sabor no Rio Vermelho, Kátia Berbert, Zulnara Bartilotti,César Romero, Dulce Cardoso,Sonia Mariza Reis,José Quintiliano Guimarães,Misael Tavares,Roberto Serva Gomez, Jojoca Bartilotti,Regina Zobiak, entre muitos outros.

O teatro e os ambulantes

O encontro para a capacitação de ambulantes da Micareta 2010,, promovida pela Secretaria de Cultura em parceria com o SEBRAE realizado no Centro de Cultura Maestro Miro teve  programação, em turnos matutino e vespertino focada em quatro temas: Direitos e deveres dos ambulantes; Manipulação de alimentos; Programa empreendedor Individual; e Qualidade no atendimento ao cliente. Entre os módulos, rápidas encenações teatrais a respeito dos temas abordados foram apresentadas pela Cia Cuca de Teatro, grupo convidado para colaborar nos trabalhos de capacitação de ambulantes.

Com inteligência, criatividade e bom humor o teatro tem a função de provocar a reflexão sobre os temas, as histórias contadas representam nada mais, nada menos do que a realidade dos ambulantes e essa é a função do teatro, confrontar o real, mas de maneira lúdica, sem agressões, salienta a produtora e atriz Elizete Destéffani, responsável pela criação dos textos para a capacitação dos ambulantes da Micareta.

Br-324

Em discurso realizado na Assembléia Legislativa na segunda-feira(29) o deputado Fernando Torres(DEM) questionou as obras que estão sendo realizadas na BR-324 pelo consórcio Rodobahia. Para o parlamentar o que está ocorrendo,”é um trabalho de meia-sola, estão colocando uma capa de asfalto de 05 centímetros em alguns lugares que, com as fortes chuvas que estão caindo, tem é deteriorado o piso. A maior concentração de operários e máquinas é no local onde está sendo construído o pedágio, por sinal,  segundo consta  já agora no mês de abril começará a ser cobrado o pedágio!” concluiu Torres que é 2º vice-presidente da Assembléia Legislativa do Estado da Bahia.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]