América Latina terá mais influência nas decisões do Banco Mundial

Comitê de Desenvolvimento do Banco ampliou os direitos de voto dos países em desenvolvimento em mais de 3% e eles representam agora pouco mais de 47% do total; México e Brasil são os maiores beneficiários.

A América Latina terá maior influência nas decisões do Banco Mundial após decisão recente do órgão em aumentar o direito de voto de países em desenvolvimento.

O Comitê de Desenvolvimento do Banco ampliou os direitos de participação dessas nações em mais de 3%, e elas representam agora pouco mais de 47% do total.

Participação

México e Brasil são os maiores beneficiários. Só a taxa do Brasil passou de 2,06% para 2,24%. Estados Unidos, Japão e China estão entre os três países com maior direito de voto no Banco Mundial.

Segundo o órgão, estimular a participação das economias emergentes está de acordo com as novas realidades globais.

O Banco lembra que a recuperação mundial está sendo liderada por esses países, especialmente a China, leste da Ásia e América Latina que, sozinha, deve crescer 4% em 2010.

O presidente do órgão, Robert Zoellick, disse que o mundo está caminhando para uma realidade multipolar e as instituições precisam se adaptar às mudanças.

Capital

Ele também anunciou um aumento de capital de US$ 86 bilhões, R$ 150 bilhões, para o Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento, um órgão do Banco Mundial que realiza empréstimos para países em desenvolvimento.

O Banco Mundial informa que triplicou os financiamentos à América Latina entre 2009 e 2010.

*Com informação da Rádio ONU em Nova York.

Compartilhe e Comente

Faça uma doação ao JGB

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]