Prefeitura de Feira de Santana anuncia parceria com a Microsoft, sinalização de ruas e reforma de escola

Microsoft investe no programa Cidade Digital de Feira de Santana.
Microsoft investe no programa Cidade Digital de Feira de Santana.

Executivos da Microsoft no Brasil estão conhecendo a estrutura do programa Feira Cidade Digital, em fase de implantação pelo Governo Municipal visando alavancar as áreas públicas de educação, saúde e segurança em Feira de Santana.

A parceria está definida visando a implementação dos investimentos tecnológicos com a inserção de programas educacionais voltados para o desenvolvimento de alunos e professores de forma a agregar valor no aprendizado.

Impressionado com a dimensão e o alcance social do programa Feira Cidade Digital, o diretor de Educação da Microsoft no Brasil, Emílio Munaro, que está acompanhado de uma comitiva de executivos da maior empresa de informática do mundo, avaliou como inovador e revolucionário o programa. Também ressaltou que a iniciativa dá maior transparência à administração pública.

A parceria da Prefeitura de Feira de Santana com a Microsoft visando implementar o programa de digitalização da cidade, conforme o prefeito Tarcízio Pimenta, está em fase de formatação e deverá ser definido dentro dos próximos 30 dias.

Após conhecer o sistema de informatização implantado na Prefeitura, de onde o prefeito Tarcízio Pimenta monitora os serviços em unidades de saúde e em algumas localidades da cidade, os executivos se deslocaram pela cidade, para conhecer o sistema de Internet gratuita. Em seguida passaram pelo Centro Integrado de Educação Municipal Professor Joselito Amorim, onde conheceram o laboratório de informática e os trabalhos de inclusão social desenvolvidos com portadores de deficiência auditiva e visual.

Neste momento visitam a Policlínica do bairro George Américo, uma das unidades de saúde da rede municipal em Feira de Santana onde já está implantado o programa Saúde Digital. Acompanharam o atendimento de pacientes, desde a recepção até a emissão de consultas, totalmente informatizado. Prosseguem visitando outras unidades de saúde.

Os visitantes ainda vão conhecer o ônibus itinerante com o programa Feira Cidade Digital, que está no estacionamento do Boulevard Shopping e depois vão ao Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

No grupo, Silvia Fernandes Acenso, diretora de Educação e Desenvolvimento de Negócios; Anacarla Leal Marques, diretora de Negócios de Setor Público da Região Norte/Nordeste; e Carlos Bastos, diretor de Parceiros da Bahia/Alagoas/Sergipe, todos vindos de São Paulo.

Microsoft investe em Feira na educação

A Microsoft no Brasil vai investir em tecnologia de educação em Feira de Santana. A parceria com a Prefeitura de Feira de Santana, a ser firmada dentro de 30 dias, foi definida na noite desta terça-feira (2/03/2010), durante encontro do prefeito Tarcízio Pimenta com executivos da empresa no país, no Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo.

O diretor de Educação da Microsoft, Emílio Munaro, explica que o modelo de parceria definido com a Prefeitura de Feira de Santana vai resultar na disponibilização de programas de ordem social, desde a alfabetização digital até a capacitação de alunos e professores.

O termo de compromisso será assinado entre a Microsoft e o Governo Municipal dentro de 30 dias. À Prefeitura caberá disponibilizar laboratórios de informática, ônibus digital e ilhas digitais já implantadas na cidade, enquanto a empresa Microsoft entrará com conteúdo de capacitação.

Emílio Munaro revelou ter se surpreendido com a qualidade e abrangência do programa de informatização em Feira de Santana. “A diferença que vemos é que em outros municípios não existe infra-estrutura, enquanto em Feira de Santana o que falta é apenas o conteúdo de apresentação”, observou.

Com relação à tecnologia utilizada, o executivo observou que o parque tecnológico implantado em Feira de Santana é o que há de mais moderno hoje disponível no mercado internacional. “São equipamentos novos, de qualidade, com garantia, equipamentos licenciados e legalizados, mostrando a seriedade do que está sendo feito em Feira de Santana”, frisou.

Eficácia de condensadores de água atestada

A eficácia dos condensadores de água que estão sendo instalados em todas as escolas da rede pública municipal pela Prefeitura de Feira de Santana foi atestada pelo prefeito de Mirante, Hélio Ramos. Em visita à cidade na noite desta terça-feira (02), relatou a experiência bem sucedida com a implantação do equipamento em sua cidade, no sudoeste da Bahia, a cerca de 450 quilômetros, onde o clima é bastante seco.

Hélio Ramos informou ao prefeito Tarcízio Pimenta sobre a aceitação do equipamento no município de Mirante, principalmente em função da carência de água potável na região. Lamentou, entretanto, que a sua cidade não dispõe de recursos para investir nesta tecnologia, mesmo sabendo de sua importância.

A experiência com o condensador, que capta água do ar, na cidade de Mirante, foi realizada na Escola Municipal Ismeraldo Meira, na região de Espírito Santo, durante seis meses, no ano de 2008. “O equipamento pertencia à Companhia de Ação Regional (CAR), que o retirou de lá, sem informar o motivo”, lamentou o prefeito Hélio Ramos.

Resultado negativo para suspeita de dengue

A criança de 11 anos residente na zona rural de Feira de Santana, que apresentava suspeita de dengue, não está com a doença. O exame de sorologia realizado nesta terça-feira (2) comprova que o caso da criança não se trata de dengue. A paciente deu entrada em um hospital público da cidade no dia 26 de fevereiro. O caso foi monitorado pela Divisão de Vigilância Epidemiológica.

De acordo com a chefe da Divisão, Janice Estrela, a sorologia apenas pode ser feita nesta terça-feira, quando se chegou ao sétimo dia de apresentação de sintomas, iniciada no dia 23 do mês passado. “Seguimos o protocolo estabelecido pelo Ministério da Saúde. O isoloamento viral também foi feito e enviado ao Laboratótrio Central da Bahia (Lacen) e seria útil para identificar o tipo de vírus, caso a suspeita fosse confirmada”, explica.

Janice Estrela faz uma alerta à população. “A alta temperatura propicia a eclosão dos mosquistos. Por isso, é imprescindível que todas as medidas continuem sendo adotadas, para eliminar as condições favoráveis para o nascimento do mosquito”, destaca.

Mais uma escola reformada no distrito

A Escola Municipal José Tavares Carneiro, situada na sede distrito de Maria Quitéria, foi entregue pelo prefeito Tarcízio Pimenta na manhã desta terça-feira (2), após reforma e digitalização. Ao entrar na unidade de ensino, o prefeito fez questão de apresentar a lousa eletrônica e o laboratório de informática equipado com nove computadores aos alunos. Ele estave acompanhado de secretários municipais e vereadores.

Além desses equipamentos, a escola foi contemplada com reforma no telhado, rede hidráulica, pintura, paisagismo moderno, impressoras, computadores para a direção, quatro condensadores de água e quadro branco com o kit para utilizá-lo, além de cadeiras novas para os alunos.

Na solenidade, Tarcízio Pimenta hasteou a bandeira nacional juntamente com o secretário de Educação José Raimundo de Azevêdo, que hasteou a bandeira da Bahia, e a diretora da unidade Sandra Damasceno hasteando a bandeira de Feira de Santana.

Segundo o prefeito, a escola está tomando outro rumo e a educação pública mudou. “É melhor trazer os alunos para a escola do que punir no futuro”, disse. Na oportunidade, ele ressaltou que está concluindo o processo de licitação para que os professores e funcionários de educação tenham curso de informática e lembrou que está instalando a antena na região para que os moradores tenham Internet gratuita.

De acordo com a diretora Sandra Damasceno, o investimento da Prefeitura de Feira de Santana representa um tempo de renovação e mudança na educação. “Estamos orgulhosos do trabalho realizado nesta casa. Presenciei a determinação e o compromisso do prefeito com a educação e as obras concluídas falam por si só”, observa.

Para o secretário de Educação José Raimundo de Azevêdo, a entrega de mais uma escola reformada significa a entrega de mais uma estrela à Feira de Santana. “Agradeço pela maneira que o senhor trata a educação”, destaca, referindo-se ao prefeito Tarcízio Pimenta.

Quem também destacou sua satisfação e felicidade com a reforma da escola foi o vereador Reinaldo Miranda. “Fico honrado em saber que o prefeito também se preocupa com a educação dos distritos. Ele tem cumprido todas as palavras da campanha”, afirma.

O pedreiro Paulo Moisés da Silva, tem dois filhos estudando na escola e trabalhou na reforma desde o início. “Participei do começo ao fim e, se fosse possível, eu começaria tudo de novo. Maria Quitéria inicia um novo tempo de mudança e eu agradeço ao prefeito pelo empenho de tornar em realidade o sonho de tantas pessoas”, disse.

Rebeca Sacramento, 10 anos, é estudante do 6º ano e está muito feliz com o laboratório de informática. “Quero muito aprender a mexer nos computadores. Tenho curiosidade em saber como é”, comenta.

São 860 alunos utilizando os investimentos executados pelo Governo Municipal aos estudantes do 6º ao 9º ano e da Educação para Jovens e Adultos (EJA). A escola foi construída na década de 60 e agora passou pela terceira reforma.

Em visita ao distrito, o prefeito também conversou com o grupo Esperança, composto por mulheres da melhor idade, que relembraram a construção do Salão do Idoso no local. “Pedimos para ele acelerar a obra e ele disse que vai fazer isso. Primeiro deu prioridade a reforma da escola”, declara a coordenadora do grupo, Fátima Casaes.

Ruas no Tomba são sinalizadas

A Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), executou a sinalização horizontal na praça Áurea de Oliveira Filho e ruas que a rodeiam, no Tomba, na noite de domingo (28 de fevereiro). Com o serviço, foram sinalizadas faixa de pedestre, seta indicativa, lombada e faixa de contensão.

Segundo o secretário de Transportes e Trânsito, Flailton Frankles, a sinalização vertical, na qual instala a placas de indicação, será realizada na noite de segunda-feira (1º), oferecendo mais segurança aos transeuntes e pedestres.

“Com a sinalização, facilita tanto para os condutores quanto para as pessoas que transitam na rua, evitando acidentes e oferecendo mais segurança”, observa o secretário Flailton Frankles.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141299 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário