Giro pela América Latina é chance de nos fortalecer, diz Lula

Ao comentar hoje (21/02/2010) o roteiro de viagem a quatro países da América Latina nos próximos dias, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o giro é uma chance para fortalecer o continente. Em seu programa semanal Café com o Presidente, ele lembrou que esta será a primeira vez que a região do Caribe é incluída no roteiro.

“Fizemos a primeira reunião entre todos os países da América Latina e do Caribe na Bahia, em dezembro de 2008. Foi a primeira vez que se conseguiu reunir todos os países sem a participação dos americanos ou do Canadá”.

Para Lula é um fórum novo, que permite discutir os problemas desses países com mais desenvoltura e, ao mesmo tempo, descobrir as potencialidades de investimentos mútuos, de trocas comerciais e de entrosamento na área política e cultural.

Sobre a visita a Cuba, o presidente destacou o projeto de recuperação do Porto de Mariel como investimento prioritário. Outra medida que será apresentada pelo governo brasileiro é a recuperação da rede hoteleira no país. Segundo Lula, o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Miguel Jorge, já está em Havana para consolidar acordos.

“A Petrobras vai fazer uma fábrica de óleo combustível em Havana e também está preparando os estudos para fazer o teste de prospecção para ver se achamos petróleo em Cuba. E tudo isso nós pretendemos que aconteça este ano.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141287 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário