Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 21 de janeiro de 2010

Sobre aeroporto de Feira

Sobre nota veiculada nesta coluna, dias atrás, sobre aeroportos da Bahia, acuso recebimento do secretário municipal de Serviços Públicos de Feira de Santana Luis Araujo, a seguinte nota: Convergindo com a matéria veiculada em sua coluna de 16/17 deste, cujo tema foi AEROPORTOS, informamos que atendendo solicitação das classes produtoras de nossa cidade, mais especificamente; Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana – ACEFS, Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana – CDL, Centro das Indústrias de Feira de Santana – CIFS, Sindicato do Comércio de Feira de Santana – SIMCOFS, Aeroclube de Feira de Santana e Paradise Indústria de Aviação Civil de Feira de Santana, foi protocolado junto a Governadoria em 11/01/2010, oficio propondo convênio cujo objeto consiste em através da PMFS – Secretaria Municipal de Serviços Públicos – SESP, Administrar, manter e conservar a pista e o terminal de passageiros do Aeroporto de Feira de Santana.

Golf no Deville

Após uma primeira edição de sucesso e a recente confirmação do golfe como modalidade olímpica a partir de 2016, nos Jogos do Rio de Janeiro, o Summer Golf está reunindo amantes e futuros adeptos do golfe, no Hotel Deville Salvador. Um dos objetivos do evento, que está ocorrendo até o dia 7 de fevereiro, é que os participantes adquiram noções sobre o esporte e suas práticas. Dentre a lista vip de convidados, que reúne empresários e formadores de opinião, está o piloto Rubens Barrichello. Os participantes terão aulas técnicas e práticas da modalidade em academias montadas nas instalações do Deville.

Além das aulas, os convidados e seus acompanhantes poderão desfrutar de confortáveis lounges e do espaço gourmet com menu do Baby Beef e Chez Bernard. Além disso, poderão degustar a culinária típica baiana e degustar vinhos, cachaças e charutos. Segundo Alexandre Bacelar, da Ápice Bahia Promoções e Eventos – empresa que promove o Summer Golf, “esse esporte além de trabalhar a concentração promove o bem-estar, já que sempre é realizado em contato com a natureza”. Ele acrescenta ainda que o esporte é uma modalidade de bom gosto e elegância e que as edições do Summer Golf são ideais para promover negócios. Alguns golfistas baianos já confirmaram presença, dentre eles, Paulo Armani, Zezito Carvalho, Frank Antunes, Tobias Tavares, Sérgio Carvalho e Eduardo Ortis.

Concurso

A Universidade Estadual de Feira de Santana realiza concurso público para contratação de cinco professores para as disciplinas Ensino da História, Ensino de Biologia, Educação Matemática, Direito do Trabalho Previdenciário e Teoria e Metodologia da História. A inscrição deve ser feita até 19 de fevereiro. Também estão abertas as inscrições para concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para formação de cadastro de reserva para o cargo de professor nas classes auxiliar, assistente e adjunto. O edital relaciona 69 disciplinas em diversas áreas e as inscrições devem ser feitas até 4 de fevereiro.

Uefs e as finanças

A Administração Central da Universidade Estadual de Feira de Santana emitiu nota pública na segunda-feira, na qual esclarece à comunidade sobre a execução orçamentária da Instituição em 2009 e as perspectivas para 2010, diante da redução, por parte do Tesouro Estadual, do repasse de recursos previstos no ano que se findou e do orçamento aprovado para este ano.

Em nota assinada pelo reitor José Calos Barreto de Santana e pelo vice-reitor Washington Almeida Moura, a Administração Central da Uefs faz um histórico da falta de regularidade no repasse do Quadro de Cota Mensal (QCM), ou seja, as parcelas mensais de recursos para pagamento das despesas de 2009. A nota destaca que não foram repassadas as cotas do orçamento referentes aos meses de novembro e dezembro, o que impediu a Instituição de efetuar os pagamentos das despesas referentes a esses meses.

A Administração da Uefs fez gestões junto às secretarias de Educação, do Planejamento e da Fazenda, e à Diretoria do Tesouro do Estado, no sentido de garantir o repasse do orçamento que estava previsto em lei, inclusive com a participação dos reitores das demais universidades estaduais da Bahia, mas sem êxito. A nota pública indica que esse processo cria dificuldades financeiras para a Uefs, uma vez que parte do orçamento de 2010 será utilizada para pagamento de despesas de 2009. A Administração esclarece que está elaborando um pedido de suplementação que garanta a reposição dos valores orçamentários retidos em 2009 no orçamento de 2010 e continuará as gestões junto ao Governo do Estado no sentido de regularizar a situação orçamentária.

Rebanho imunizado

A agropecuária baiana começa o ano registrando um número recorde: 97,04% do rebanho imunizado contra a febre aftosa em todo o Estado na segunda etapa da campanha de vacinação dos animais em 2009. O resultado inédito, divulgado pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), através da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) é o melhor dos últimos nove anos de trabalho desenvolvido pela Agência. Isso reflete o esforço em conjunto entre criadores, associações, sindicatos, Governo do Estado e Ministério da Agricultura (MAPA) pela adesão ao Programa Nacional Contra a Febre Aftosa no país e aos procedimentos de declaração da vacinação em todo o território baiano, cujo rebanho está estimado em 10.288.420 de cabeças.

Aniversário do imortal

Amanhã, a partir das 19h, será comemorado na Biblioteca Juracy Magalhães Jr, em Itaparica, os 69 anos do escritor, jornalista e ocupante da 34ª cadeira da Academia Brasileira de Letras, João Ubaldo Ribeiro, com apresentação musical, teatral e de dança. Foi nesta biblioteca que o escritor traduziu para o inglês o sucesso Viva o Povo Brasileiro, além de escrever a obra O Sorriso do Lagarto. Em 2008, João Ubaldo foi agraciado com o Prêmio Camões, considerado o maior da língua portuguesa. Sua obra literária ainda passa por publicações de contos, crônicas e ensaios, além dos livros Sargento Getúlio, Viva o povo brasileiro, O sorriso do lagarto, A Casa dos Budas Ditosos, entre outros.

Esta coluna é publicada diariamente nos jornais online:

Tribuna da Bahia

Jornal Grande Bahia. Com. Br

Notícias da Bahia. Com. Br

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

Publicidade

Publicidade

+ Publicações >>>>>>>>>

Manchete

Colunistas e Artigos

Sobre o autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]