Encontro em Curitiba discute ação local para a biodiversidade

Evento tem apoio da ONU e recebe representantes de vários países; objetivo é discutir planos de ação locais e nacionais que incluam a implementação de biodiversidade em áreas urbanas, o desenvolvimento de serviços ambientais e a governabilidade da rede pública.

Começa nesta quarta-feira no Paraná a ‘2ª. Reunião de Curitiba sobre Cidades e Biodiversidade’, organizada pela prefeitura municipal com apoio das Nações Unidas.

O evento de dois dias deve reunir representantes de vários países, ministros e especialistas no assunto para a elaboração de um plano de ação para a proteção de ecossistemas.

Cooperação

Sete países-membros da Convenção sobre a Diversidade Biológica, CBD na sigla em inglês, participam do encontro: Brasil, Canadá, Alemanha, Japão, Cingapura, África do Sul e Reino Unido. O órgão entrou em vigor em 1993 e é administrado pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Pnuma.

O representante da CBD, Oliver Hillel, disse à Rádio ONU, de Curitiba, que a reunião no Paraná é preparatória para a 10ª. Conferência das Partes sobre Diversidade Biológica da ONU (COP 10) prevista para outubro em Nagoya, no Japão.

“O assunto principal é que tanto os governos nacionais como os governos locais chegaram à conclusão que não podem implantar decisões e proteger a biodiversidade sem a colaboração um do outro. O plano de ação trata de formatar a cooperação entre os diversos níveis de governo para fazer valer as decisões da Convenção e para proteger a biodiversidade que hoje está tão ameaçada”, afirmou.

Plano

Segundo Hillel o plano inclui a implementação de biodiversidade em áreas urbanas, o desenvolvimento de serviços ambientais como conservação do solo e a chamada governabilidade voltada para a rede pública, com iniciativas sobre o tema.

Na sexta-feira, 8 de janeiro, está prevista uma celebração em Curitiba pelo Ano Internacional da Biodiversidade, comemorado pela ONU em 2010.

*Com informações da Rádio ONU em Nova York.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141297 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário