Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 17 de dezembro de 2009

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

Colbert defende bicombustíveis

Relator da Comissão Mista de Mudanças Climáticas, o deputado federal Colbert Martins (PMDB-BA) defendeu a posição brasileira em favor da produção dos bicombustíveis. Ele acompanhou parte do evento paralelo que o governo brasileiro organizou, durante a Conferência das Nações Unidas (ONU) sobre o Clima, em Copenhague, na Dinamarca – a COP 15 – para esclarecer dúvidas gerais em relação à contribuição dos bicombustíveis para a mitigação das mudanças climáticas. O etanol, que pode ser produzido a partir de cana-de-açúcar, mandioca e sorgo sacarino, e o biodiesel, que é derivado da mamona, soja e palmáceas, foram apresentados como fontes energéticas de baixa emissão de gases causadores do efeito estufa.  Segundo Colbert Martins, a apresentação brasileira atraiu vários empresários e representantes de governos e da sociedade civil, principalmente da Europa. O deputado avalia que o encontro também serviu para esclarecer equívocos quanto a uma suposta disputa entre áreas para a plantação de alimentos e para o cultivo de produtos que são a base dos bicombustíveis.

Olhares feirenses

Numa iniciativa da EPP Empreendimentos Imobiliários e Construções , acontecerá quarta feira às 20 horas, no Condomínio Residencial Green Ville, no bairro do SIM, exposição  de quatro expoentes das artes visuais feirenses – Juraci Dórea, Luiz Humberto Carvalho, Gil Mário Menezes e Cesar Romero. O anfitrião preciso será o empresário  Edson Piaggio.

O homem e o animal 

O professor doutor Eraldo Medeiros Costa Neto, do Departamento de Biologia da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), lançou, em língua espanhola, o Manual de Etnozoología, através da editora Tundra, da Espanha. Trata-se de um guia teórico-prático para investigação da interconexão do ser humano com os animais. O guia foi preparado por uma equipe de especialistas de vários países, com coordenação do professor Eraldo Medeiros. A obra é considerada um valioso instrumento de consulta diante da pouca bibliografia existente acerca do tema e da compreensão cultural intrínseca na relação entre os seres humanos e a fauna, conforme salienta Medeiros. A Etnozoologia, como campo de conhecimento e investigação, propõe conhecer como os grupos humanos concebem, classificam e se relacionam com os demais animais.

 Em Lençóis

Desde sábado, a cidade de Lençóis, está sediando o projeto “Colóquios da Casa Afrânio Peixoto”, um ciclo de debates em comemoração ao 133º aniversário do médico, professor e romancista Afrânio Peixoto. São seminários com professores especialistas, mestres e doutores, além da exibição de filmes. O projeto é realizado pela Casa Afrânio Peixoto, em parceria com a Universidade Estadual da Bahia e as prefeituras de Lençóis e Seabra e será o primeiro de uma série de Colóquios que serão realizados a partir do próximo ano. “O ‘Colóquios da Casa Afrânio Peixoto’ mostrará à comunidade que determinadas produções culturais e científicas não existem somente nos grandes centros urbanos”, destaca o prof.º Gildeci de Oliveira Leite, um dos palestrantes do Colóquio.

Avanço da Radiológica

Tendo como anfitrião o radiologista Cesar Oliveira, foi inaugurado com um coquetel na Clinica Radiológica, em Feira de Santana, quinta feira ultima,  o mais moderno e sofisticado aparelho de ressonância magnética Espree 1,5T  de alto campo aberta e que importantes serviços prestará como ponto de apoio à medicina feirense e região.

Personalidade

Logo mais,  às  21 horas, na boate do Bahia Othon Pálace, em Salvador, o publicitário José Antônio Bacelar promoverá solenidade de entrega da láurea de Personalidade  2009 da Bahia. Figuras mais representativas da vida baiana serão homenageadas.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos: 

Jornal Grande Bahia,

Tribuna da Bahia e

Notícias da Bahia

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Antonio José Larangeira 3731 artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário