Coluna de Antônio José Larangeira de 24 de novembro de 2009

José Carlos Machado Pedreira (Zé Coió), jornalista, diretor do jornal Noite e Dia.

José Carlos Machado Pedreira (Zé Coió), jornalista, diretor do jornal Noite e Dia.

União confirmada 

A noticia veiculada por esta coluna, há meses atrás, sobre a união dos políticos de Feira de Santana pela cidade, composta inicialmente  do prefeito Tarcizio Pimenta e o deputado estadual José Neto, acaba de ter um amplitude maior com o encontro do alcaide feirense em Brasília com o senador João Durval e os deputados federais  Colbert Martins, Sergio Carneiro, Fernando de Fabinho e Jairo Carneiro,  que resultou numa emenda  coletiva no Congresso Federal para proporcionar para Feira de Santana em 2010, no orçamento da República cerca de R$ 10 milhões  para ser aplicado no município. O fato teve ampla repercussão na cidade e adjacências.

Palestra de João Falcão

A convite do escritor Benjamin Batista, ex-presidente da Academia Feirense de Letras e atual presidente da Academia de Cultura da Bahia, o escritor e empresário feirense João Falcão fez palestra sobre sua vida e obra, notadamente sobre a vida e extinção do Jornal da Bahia, do qual foi proprietário. De tradicional família feirense, JF foi amigo de Carlos Prestes e Jorge Amado e sobre os mesmos fez conferência. Dia 19 de dezembro João Falcão será homenageado na solenidade de posse que a ACB estará realizando na Faculdade 2 de Julho, dirigida por Josué Mello, ex-reitor da UEFS.

Ineditismo em pesquisa

Uma pesquisa inédita desenvolvida na Uefs, conseguiu comprovar cientificamente o conhecimento popular sobre o uso da terra de cupinzeiros para combater doenças. A pesquisa ficou entre as finalistas na categoria mestrandos do Concurso de Idéias Inovadoras promovido pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb).    O projeto intitulado Descoberta e Produção de Novos Antibióticos a partir de Actinobactérias Isoladas da Terra de Cupinzeiros é desenvolvido pelo estudante de Mestrado em Biotecnologia, Getúlio Freitas Bomfim, com orientação da professora doutora Ana Paula Trovatti Uetanabaro e co-orientação do professor doutor Eraldo Medeiros Costa Neto. Getúlio Bomfim explicou que se dedicou à pesquisa para comprovar cientificamente o que é muito utilizado em comunidades rurais e indígenas, não só do Brasil, mas também  diversas partes do mundo.

Para Sun Sun 

O veterano fotógrafo social da Bahia, Sun Sun, é só sorrisos, pois está comemorando mais um aniversário e a oitava edição da sua badalada Revista Sun Sun Flash que estará em circulação na cidade de Salvador, ainda no final desse mês, trazendo na capa, o novo cidadão soteropolitano, o cônsul da Bolívia e empresário do trade turístico, Glicério Lemos. Vai ter festa…

En petit comité

Solange Lins de Albuquerque que aniversariou ontem, comemorou recebendo  um grupo de amigas en petit comitê  em  seu apê no Jardim Brasil, em SSA.

Troféu Imprensa

Esta  será um semana de muita festa em Feira de Santana. É que o cronista da cidade Zé Coió, o festejado José Carlos Pedreira, promoverá mais um Trofeu Imprensa, oportunidade em que vai laurear muita gente da sociedade e do mundo econômico financeiro e político. Este ano a festa terá uma magnitude rara é que o evento contará com a atração maior do cantor Agnaldo Timoteo, sem se falar  da Orquestra Big Boys  e shows diversos. Detalhes, na coluna de amanhã.

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Antonio José Larangeira
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]