Ilê Aiyê anuncia o Novembro Negro da SEDES

Os corredores da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (SEDES) tremeram com os tambores do Ilê Aiyê que anunciaram, com o som da resistência do povo negro, o Novembro Azeviche contra o racismo institucional. O evento é uma reprise do ano passado, quando a instituição homenageou os funcionários com exposições fotográficas dos próprios servidores que se auto-declararam negros.

Este ano as homenagens foram ampliadas e as paredes da secretaria estão estampadas com fotografias também de lideranças negras que desempenham papéis importantes para a história da Bahia. Diversas delas estiveram presentes no lançamento do calendário de atividades do Novembro Negro, na segunda-feira (dia 16).

“Um momento histórico de reunião de lideranças”, disse Ivete Sacramento, ex-reitora da UNEB. “A sensação que tive foi de uma efetiva ocupação”, testemunhou Jussara Souza, delegada da 28ª DP, no Nordeste de Amaralina. Para Alaíde do Feijão, homenageada também presente no evento, a Sedes é uma “secretaria de sensibilização dos movimentos sociais”.

Medalha

A programação do Novembro Negro da Sedes termina no dia 20, dia da Consciência Negra. Na quinta-feira, dia 19, o secretário Valmir Assunção também será homenageado pela Câmara Municipal com a Medalha Zumbi dos Palmares, indicada pelo  vereador Carballal, pelo reconhecimento dos serviços prestados pelo deputado licenciado à frente da SEDES, principalmente pela luta contra o racismo e o preconceito.

Segundo o secretário, receber a medalha que faz homenagem ao maior símbolo da resistência contra a escravidão no país é muito importante. “Recuperar o ideal de Zumbi não é apenas rememorar Palmares, mas resgatar um importante exemplo de luta e organização  pela emancipação do povo brasileiro”, diz Assunção.

As ações desenvolvidas pela SEDES atestam o comprometimento com a política de promoção da Igualdade Racial do Governo Lula na Bahia. São mais de 30 milhões   investidos em vários programas e projetos que tem como guarda-chuva principal o Programa de Povos e Comunidades Tradicionais.

*Com informações de Neire Matos

Publicidade

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]