Corrente ligada ao deputado José Neto (PT/BA) sai vitoriosa do PED de Feira de Santana

Com 264 votos a chapa ‘Reafirmando Sonhos e Compromissos’, registrada com o número 670, consagrou-se vitoriosa no Processo de Eleições Diretas 2009 de Feira de Santana. Que teve por objetivo escolher os novos dirigentes petistas, no âmbito municipal, estadual e nacional.

Jaime Cruz obteve 264 votos, Marialvo Barreto com 194, Ivannide Santa Bárbara alcançou 185 e José Rocha 82 votos. O resultado demonstra um enfraquecimento das correntes lideradas pelos fundadores do partido no município, Gerinaldo Costa (atual vice-presidente) e Albertino Carneiro (presidente). Também evidenciou um fortalecimento da pluralidade de ideias, ampliação de filiados e renovação de nomes, com a chegada de jovens militantes.

Ivannide, Gerianaldo, Albertino e Rocha serão os fieis da balança na escolha do candidato à presidente do partido, em votação a ser realizada no próximo dia 6 de dezembro. Os dois candidatos a presidente, Jaime Cruz e Marialvo Barreto, disputam a hegemonia dos votos. Nenhum dos dois alcançou o quorum adequado à consagração do nome vitorioso.

Sobre a composição

Mesmo derrotadas, as chapas que disputaram o PED tem direito à assento no diretório e na executiva, proporcionalmente aos votos aferidos. A composição final é realizada apartir de negociações internas com os membros de cada chapa, que democraticamente apontam os nomes finais. O voto para presidente é feito em separado, e o nome só é escolhido se alcançar a maioria dos votos validos (50%+1).

Zé Neto e o PED

A vitória de Jaime Cruz representa o reposicionamento político do Deputado Zé Neto, que vai passar a contar com um significativo número de liderados na executiva e no diretório municipal. Ele vem buscando costurar apoios com o nítido objetivo de disputar as eleições municipais de 2012. Em recente reportagem, a rádio Metrópole de Salvador aponta o nome de Zé Neto como um dos que devem lideram o processo eleitoral de 2010.

Fatos curiosos 

Nos bastidores da política contam-se como certas as vitórias de Jonas Paulo (em Feira obteve 480 votos) para a executiva estadual e Eduardo Dutra (316 votos/Feira) para a executiva nacional. O resultado oficial deve ser conhecido na quarta-feira.

A articulação da chapa vitoriosa “Reafirmando Sonhos e Compromissos” foi conduzida por: Alberto Neri do sindicato dos rodoviários, José Bento, chefe de gabinete de Zé Neto e Gilson do movimento de esquerda. Neri e Bento ficaram na suplência dos vereadores Marialvo Barreto e Ângelo Almeida (ambos derrotados no PED 2009).

Ângelo e Marialvo estão unidos nesta eleição, mas está união tem data para acabar. Pleiteiam disputar as eleições como candidatos a deputado estadual pelo Partido dos Trabalhadores. O gabinete do deputado federal Sérgio Carneiro, dividiu-se no apoio a Ivannide e Marialvo.

Leia +

Militantes do PT vão às urnas no próximo domingo para eleger os novos dirigentes do partido em Feira e em todo o país

Novos diretores do PT poderão ser conhecidos na quarta-feira

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Carlos Augusto, diretor do Jornal Grande Bahia 10729 artigos
Carlos Augusto é Mestre em Ciências Sociais, na área de concentração da cultura, desigualdades e desenvolvimento, através do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS), da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB); Bacharel em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Faculdade de Ensino Superior da Cidade de Feira de Santana (FAESF/UNEF) e Ex-aluno Especial do Programa de Doutorado em Sociologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Atua como jornalista e cientista social, é filiado à Federação Internacional de Jornalistas (FIJ, Reg. Nº 14.405), Federação Nacional de Jornalistas (FENAJ, Reg. Nº 4.518) e a Associação Bahiana de Imprensa (ABI Bahia), dirige e edita o Jornal Grande Bahia (JGB), além de atuar como venerável mestre da Augusta e Respeitável Loja Simbólica Maçônica ∴ Cavaleiros de York.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário