Convênio estende canal aberto da TV Câmara a Salvador e mais seis capitais

O presidente da Câmara, Michel Temer, e o ministro das Comunicações, Hélio Costa, assinaram nesta quinta-feira um convênio para ampliar a transmissão da TV Câmara em sinal aberto digital para sete capitais: Porto Alegre, Florianópolis, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, Salvador, Fortaleza e Manaus.

A transmissão digital em sinal aberto já ocorre de forma experimental e com multiprogramação na cidade de São Paulo, junto com a TV Assembleia do estado. Nas outras sete capitais, a transmissão começará em 2010.

Para o presidente Temer, o mais importante do convênio é a oportunidade de aumento de transparência da Câmara proporcionado pela divulgação do trabalho legislativo nessas cidades. “Esse convênio que firmamos com o Ministério das Comunicações, que nos permite ampliar para oito estados a chamada TV digital, aberta, é um passo para a democratização da informação dos dados aqui da TV Câmara. Mais que um aspecto técnico, é um aspecto político, democrático. Ou seja, o cidadão não precisará de TV a cabo para poder ter acesso aos trabalhos da Câmara dos Deputados.”

O ministro Hélio Costa afirmou que, com a transmissão digital, a TV Câmara poderá cumprir melhor o papel de informar à população o que é o processo legislativo e o trabalho dos parlamentares. “O sistema digital é a modernização de tudo isso. É divulgar a informação dentro do melhor ambiente, que é a comunicação digital. Além da melhor imagem e do som perfeito em multicanais, especialmente no caso de TV pública, como é aTV Câmara, ela vai poder fazer a multiprogramação”, explicou.

Presidente do comitê gestor de TV Digital da TV Câmara, Sueli Navarro lembrou como um aspecto técnico importante a ser destacado que a tecnologia usada atualmente, de TV analógica, será desligada definitivamente em 2016, e até lá a TV Câmara deverá ter cobertura digital em todo o País.

Leia +

TV Câmara ganha menção honrosa por documentário sobre Chico Mendes

Câmara inova em portal na internet para ampliar transparência

Agência Câmara posta notícias em tempo real no Twitter

TV Câmara estreia transmissão com tradução para Libras

Serviços de comunicação da Câmara recebem Selo de Ética

Publicidade

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Faça uma doação ao JGB

Perfil do Autor

Redação
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]